Não podemos perder essa oportunidade.

Possivelmente em função do Carnaval, passou quase despercebido de toda a cidade e região um anúncio da maior importância feito pelo governo federal, no dia 8 de fevereiro, em Belo Horizonte: “MEC anuncia criação de novos campi do IFMG”.

01/03/24 - 13:00

Pouco ou nada divulgado pela imprensa da capital, a notícia está no site do próprio Instituto Federal de Minas Gerais, de que “inicialmente”, serão implantados em Belo Horizonte, Bom Despacho, Caratinga, João Monlevade e Sete Lagoas.
Nos incomoda, e não entendemos bem, a palavra “inicialmente”, pois ficou a dúvida se o Ministério da Educação ainda não teria batido o martelo quanto a essas cinco cidades, e se a nossa corre o risco de perder esta importantíssima instituição de ensino por falta de força política em Brasília, aliada à falta de mobilização local.
Grandes conquistas públicas, nas áreas de infraestrutura, saúde educação só são viabilizadas na capital da república, porque lá está o dinheiro e as articulações e interesses políticos de todo o país. Infelizmente não temos um deputado federal desde a infeliz ideia de Márcio Reinaldo de largar o seu mandato para se tornar prefeito da cidade. A região perdeu um grande carreador de recursos e ele como prefeito foi uma decepção absoluta, tanto que sepultou a sua carreira política.
Certamente a quase totalidade dos sete-lagoanos não tem a dimensão da importância educacional, cultural, social e econômica de um Instituto Federal de Educação. Cobiçado por todos os estados, gera não só conhecimento e formação profissional, mas também muitos empregos, altos investimentos e fomento da economia local.
Motivo de cobiça também do menor ao maior dos municípios, trata-se de um centro de excelência de ensino e formação humana, fator fundamental de inserção social.  
Criado em 2008, atualmente o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia conta com 600 campi, 1.437.395 estudantes e 10.422 cursos, em todos os estados brasileiros. Só em Minas Gerais tem uma oferta de 5 mil vagas anuais, em 162 cursos de nível técnico, graduação e pós-graduação. A comunidade acadêmica é composta por 22 mil alunos.

As atuais unidades do IFMG
estão localizadas em Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, São João Evangelista, mais, um Polo de Inovação, em Formiga
e a Reitoria, em Belo Horizonte.

O momento é de mobilização de todas as lideranças políticas, entidades empresariais e comunidade em geral para que Sete Lagoas seja confirmada como sede de uma das cinco novas unidades em Minas.

Veja Mais