SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

Ana Lúcia: A influência dos contos de fada na vida dos jovens

10/06/19 - 14:38

Por

Engana-se quem acredita que contos de fada são apenas histórias para encantar as crianças. Os contos nos revelam um mundo muito parecido com o nosso apenas com simbologias e ensinamentos diferenciados em sua forma de apreensão e compreensão.

Vejamos a histórias de Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve. No conto de Chapeuzinho Vermelho, embora tenhamos muitas interpretações, podemos interpretá-la como a retirada do véu da inocência com sugestões que por ter liberdade de escolha a menina decidi fazer suas próprias escolhas, quase se dá mal, mas ao final percebe que as orientações da mãe são válidas. O lobo representa o homem que está sempre pronto a agir em benefício próprio e esquece que há sempre um olhar voltado para suas ações, a punição virá. O caçador é aquele ser atento que está sempre de prontidão para socorrer, mas que às vezes pode não chegar a tempo.

Branca de Neve mostra um pouco do lado das mulheres que se casam com homens que já têm filhos e rejeitam esses filhos. Homens que supervalorizam as novas mulheres e descartam seus filhos do  antigo casamento, mesmo que simbologicamente no conto o rei amasse a Branca de Neve, ele permitiu que ela fosse subjulgada aos caprichos da nova rainha.

Os valores trabalhados nesses contos são os valores que de forma nua e crua passamos aos nossos filhos. Hoje um tanto deturpados.

Na vida real somos os reis dos castelos como na Inglaterra até que a morte nos leve. Então, porque tantos pais deixam seus filhos tomarem conta de seus castelos sem terem o direito a fazê-lo?

Ana Lúcia 

anapsicanaliseintegrativa@gmail.com

Veja Mais