SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

Ana Lúcia: As birras, pirraças e beicinhos que todos achamos engraçadinhos nas crianças e depois que crescem, como enxergar tais ações

25/06/18 - 12:46

Por

Quando nos tornamos pais, perdemos um pouco do nosso rigor, aquilo que era feio nos filhos dos outros é muito mimoso nos nossos, principalmente no primeiro filho. Deixamos de enxergar o quão é perigoso deixar que a criança apresente comportamentos que mais tarde serão repulsivos aos olhos dos outros. 

Todo pai e mãe babam por seus filhos, isto não há nada errado com isso, mas deixar de enxergar as consequências da construção de atos que perdurarão, aí sim, há algo errado.

 

Certo dia, estava  em uma loja e uma criança de aproximadamente 1 a 2 anos estava fazendo birrar e pirraça porque queria algo que a mãe não lhe dera. A mãe a colocou no colo e a mesma abriu a mãozinha e deu dois tapas no rosto da mãe. A mãe rindo falou com as moças da loja: _ Olha que gracinha, ela reage como um adulto. Já tem opinião própria!

 

Provavelmente era mãe de primeira viagem! Essa criança crescerá acreditando que tudo se resolve à sua maneira. Não conseguiu o que queria, agredirá o opositor.

 

De acordo com os estudos psicanalíticos, somos seres com a compreensão por associação. O Freud trabalhou muito a livre associação.

 

Já Jung percebia os atos dos seres muito através das máscaras, em cada situação você age de acordo com o meio.

 

Há diversas situações que nos colocam inseridos ou não em grupos sociais positivos ou negativos. 

A forma como somos corrigidos na primeira infância nos delibera memórias que nos conduzirão ao sucesso na convivência ou não.

 

Somos seres muito mais rentáveis no aprendizado até os 6 anos, por isso, a criança que entra nas escolas de idiomas antes dessa idade tem melhor rendimento.  Percebam: período Sensório-motor (0 a 2 anos) essa fase do desenvolvimento representa na verdade para o bebê, uma conquista visto o seu aprendizado, por meio da percepção e dos movimentos, considerando o universo da cotidianidade em que esteja inserido. Ou, melhor dizendo, por meio dos esquemas sensoriais-motores irá permitir ao bebê a organização inicial dos estímulos ambientais, permitindo que, ao final do período ele tenha condições de lidar, embora de maneira rudimentar, com a maioria das situações que lhe são apresentadas; período Pré-operatório (2 a 7 anos) neste período do desenvolvimento, os elementos da efetividade destacam-se pelos sentimentos interindividuais, sobretudo aqueles sentimentos que a criança desenvolve por pessoas as quais julga superiores a ela; período das Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos) nessa fase do desenvolvimento se identifica um significativo declínio do egocentrismo intelectual e certa ascensão do pensamento lógico. Para esta autora, o que marca esta fase do desenvolvimento, seria a organização de esquemas visando à aquisição dos elementos conceituais, sendo, portanto, sua relação com o mundo muito mais mediada pelos elementos racionais e muito menos pela assimilação egocêntrica.; período das Operações formais (11 ou 12 anos em diante) nesta fase pode acontecer de o jovem imaginar sociedades alternativas, sistemas filosóficos perfeitos e busca por profissões inusitadas. Há acordo entre os pesquisadores de que esta fase abre-se para o indivíduo largos horizontes de possibilidades de transformações, tanto do próprio jovem como do mundo que o cerca em função de realidades que ele passa a dominar em virtude dos recursos intelectuais mais avançados e pertinentes ao seu desenvolvimento.

 

Portanto, pais atentem-se às ações de seus filhos, tudo parte do início das percepções. Querem que seus filhos sejam pessoas positivas ou negativas? A escolha é de cada um de vocês, mas as consequências serão vivenciadas por seus filhos.

 

Por Ana Lúcia da Silva – psicanalista do                                                                                         

Silva & Costa Psicanálise e Terapias                                                                                             

e-mail: silvacostapsicanalise@hotmail.com                                                                                       fones: 3774-7580/ 98910-9428

 

 

Veja Mais