SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

ARTIGO PSICOLOGIA: Disfunção Familiar

21/06/19 - 17:09

Por

Assunto, atualmente, preocupante para a sociedade. Mesmo que Disfunção familiar seja um tema antigo, a preocupação é recente.

 

De que trata essa abordagem? Trata-se do despreparo dos membros das famílias para exercerem suas funções dentro do grupo social denominado “Família”.

 

Todos nós sabemos que para tudo existe uma hierarquia, e que essa hierarquia deve seguir seu curso normal para que tudo dê certo. Pois bem, na sociedade temos diversas famílias totalmente disfuncionais.

 

Quando uma família está nessa condição? Será que a  minha  é disfuncional?

 

Vejamos as características da família disfuncional:  Pais que não exercem a função de pais( pai e mãe), filhos que não exercem suas funções de filhos.

 

Como isso pode acontecer? Acontece quando os pais não usam sua autoridade com seus filhos,  eles deixam seus filhos tomarem as decisões que caberiam aos pais, quando dentro do lar acontecem ações prejudiciais ao bom desenvolvimento dos filhos. Acontece com a falta de respeito entre os membros da família. Poderia dizer com a deseducação dos filhos.

 

Quais frutos essas famílias presenteiam para a sociedade? Os frutos são pessoas que não se respeitam e como consequência não sabem respeitar os outros, pessoas agressivas, sem valores, sem limites, sem condições de convívio social.

 

Basta olharmos dentro de nossos lares e perceber quem determina a hora que nossos filhos dormem, com quem conversam e até onde ficam ( sala com todos, quarto isolado). Muitos entre nós, pais, acham que devem pedir permissão aos filhos para fazerem ou não as coisas que são de sua  responsabilidade. Os filhos se casam e moram dentro da casa dos pais com estes sustentando a família dos filhos.

 

Ao olharmos nas ruas, avenidas e diversos espaços, percebemos que os filhos menores de um número elevado de famílias sustentam as casas. Caso também de artistas cujos filhos são prodígios nas telas.

 

Como combater essa disfunção familiar? O combate deverá iniciar todos os membros assumindo somente seus papéis reais. Os pais serão pais com todas as responsabilidades e os filhos serão filhos com toda humildade para aprender e receber as orientações.

 

Disfunção familiar não vem de agora, vem desde o tempo em que os maridos se achavam donos de suas esposas com todos os direitos.

 

Por Ana Lúcia da Silva

Psicanalista do Silva&Costa Psicanálise e Terapias

Contatos: (031) 3774-7580/ 98910-9428/99106-9266

e-mail: silvacostapsicanalise@hotmail.com

 

Veja Mais