SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

Ser adolescente na atualidade

01/07/19 - 09:08

Por

O adolescente no momento presente é mais confuso aparentemente que os dos anos atrás. Será verdade? Tudo mudou tão significativamente?

 

Em todas as gerações a adolescência é sempre um misto de verdades, devaneios e projeções. Valeria à pena recordarmos nossa adolescência. Tudo parecia novo e insatisfatório. Éramos crianças num corpo mais avantajado. Tínhamos responsabilidades sem direitos. Éramos cobrados sem sequer termos condições de entender tais cobranças. Era em tal minuto, você é um adulto e no outro você é apenas uma criança, que ninguém entendia nada.

 

Esses momentos intensos e vazios na vida do adolescente acabam causando um desalinhamento de progresso em seus pensamentos. Eles entram na crise do quem sou eu? O que estou fazendo aqui? Como ser quem eles querem? Não quero ser isto ou aquilo.

 

Denominaremos como crise existencial do adolescente.  Nesse momento a família é o melhor remédio, as ferramentas a serem usadas são a conversa, a exploração das angústias e a busca por ajuda profissional.

 

A família sempre cobra um pouco de seus sonhos, sempre espera que os filhos cumpram as etapas quebradas na vida dos pais. É como se os filhos fossem o prolongamento da vida dos pais. São raras as famílias que deixam seus filhos escolherem livremente seus caminhos.

 

A adolescência hoje é ainda mais problemática, nós, pais, tentamos compensar nossa ausência suprindo nossos filhos de bens materiais além do necessário, não permitimos que eles tenham necessidade das coisas, basta que desejem e nós, como gênios da lâmpada, realizamos seus desejos. Com tais atitudes enfraquecemos nossos filhos para a vida. Eles não sonharão, não desejarão o crescimento e não terão noção do fardo que terão que carregar em suas vidas sem  desejar ou sonhar com algo. Para eles, tudo virá fácil e sairá fácil.

 

Por Ana Lúcia da Silva

Psicanalista do Silva &Costa Psicanálise e Terapias

Contatos: (031) 3774-7580/ 98910-9428- 99106-9266

e-mail: silvacostapsicanalise@hotmail.com

www.silvaecostapsicanalise.com.br

 

Veja Mais