A caminho de uma economia forte e sustentável

26/06/21 - 07:43

Da esquerda para a direita, Adriane Branco (Granja Barreirinho), Léo Dias (NovoAgro), Marina Medeiros (Multitécnica), José Roberto da Silva (Presidente da ACI), vereadora Heloísa Frois, Maurílio Vaz de Melo (Coopersete), Larissa Ricoy (NovoAgro), Cleiton
Da esquerda para a direita, Adriane Branco (Granja Barreirinho), Léo Dias (NovoAgro), Marina Medeiros (Multitécnica), José Roberto da Silva (Presidente da ACI), vereadora Heloísa Frois, Maurílio Vaz de Melo (Coopersete), Larissa Ricoy (NovoAgro), Cleiton

Um primeiro encontro, com poucas, porém, representativas lideranças, esta semana, poderá ter sido o início de uma virada na economia de Sete Lagoas e cidades da região. Por iniciativa da Associação Comercial e Industrial – ACI -, e da vereadora Heloísa Froes, estiveram reunidos a direção da Novo Agro Ventures e grandes empresas e instituições do agronegócio regional, como a Granja Barreirinho, Grupo Vibra, Coopersete e Multitecnica. 

Lançado em maio de 2020, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG -, a Novo AgroVentures, foi criada para potencializar o ecossistema mineiro de inovação no agronegócio. Trata-se de uma parceria da FAEMG, que possui mais de 400 mil produtores associados, com a FCJ Venture, que é um conjunto de organizações que constroem startups usando recursos próprios, também conhecidas como “Fábricas de Startups”, em um modelo que compartilha recursos, como infraestrutura, marketing, jurídico, contábil, entre outros.

Como se sabe, o agronegócio tem sido o maior e mais forte motor da economia do Brasil nas últimas décadas. Após fechar 2020 com aumento de 9% na participação do PIB, caminha para um crescimento estimado de 3% em 2021.  

Nossa região sempre foi forte neste segmento, porém sem uma articulação mais coordenada. Fundada em 1993, a Granja Barreirinho foi pioneira na inovação e modernização em seu setor. Colocou Sete Lagoas no mapa da suinocultura brasileira. O fundador, José Arnaldo Cardoso Penna, é uma das principais lideranças da Associação Mineira dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais – ASEMG. A chegada do Gupro Vibra, uma das principais empresas brasileiras na produção de frango (por meio das marcas Nat e Avia), foi fundamental para a diversificação da economia regional, tão importante quanto a montadora IVECO, cervejaria Ambev e outras gigantes nacionais e multinacionais aqui instaladas.

Mais recentemente a cidade foi presenteada com a vinda do Sistema de Crédito Cooperativo - Sicredi, que, com a sua experiência de grandes parcerias com o agronegócio no Sul do país, tem sido muito importante na facilitação do crédito e parcerias com produtores regionais. Com uma entidade proativa, e inovadora, como tem sido a ACI-SL nos últimos 10/15 anos, a cidade e região estão no caminho certo para a diversificação sustentável da economia e inserção entre as regiões mais fortes também do agronegócio nacional.

Veja Mais