Coluna Espírita

Coluna Espírita | Rituais, símbolos e feitiçaria

18/10/20 - 15:52

Por Aloísio Vander

É muito comum entre as pessoas que não conhecem os livros de Allan Kardec confundirem Espiritismo com outros segmentos religiosos que têm entre suas práticas a comunicação com o plano espiritual.

Alguns até se arriscam numa esdrúxula classificação, nos seguintes termos: “baixo Espiritismo” e “alto Espiritismo”, “Espiritismo de mesa branca” e “Espiritismo de terreiro”.

 

As manifestações das religiões afro-brasileiras confundem os leigos em relação à Doutrina Espírita pelo fato de ambas manterem regular intercâmbio com os espíritos desencarnados. Quanto ao mais, elas são muito distintas. O Espiritismo é doutrina relativamente recente, surgida em meados do século XIX, na França e não faz emprego de nenhum tipo de ritual em suas práticas.

Vejamos o que está registrado em “O Livro dos Espíritos”, questão 553:

“Que efeito podem produzir as fórmulas e práticas mediante as quais pessoas há que pretendem dispor do concurso dos Espíritos?

O efeito de torná-las ridículas (...). Não há palavra sacramental nenhuma, nenhum sinal cabalístico, nem talismã, que tenha qualquer ação sobre os Espíritos, porquanto estes só são atraídos pelo pensamento e não pelas coisas materiais.”

 

Kardec ainda insiste na questão 553-a:

“Mas, não é exato que alguns Espíritos têm ditado, eles próprios, fórmulas cabalísticas?

Efetivamente, Espíritos há que indicam sinais, palavras estranhas, ou prescrevem a prática de atos, por meio dos quais se fazem os chamados conjuros. Mas, ficai certos de que são Espíritos que de vós outros escarnecem e zombam da vossa credulidade.”

Quanto à feitiçaria, o Espiritismo demonstra que ela não passa de efeito medianímico, ou seja, da dinamização da força magnética de um médium aliada a dos desencarnados que com ele se associem na produção de certos fenômenos.

 

Mas, quem vive buscando o bem não tem o que temer das investidas do mal. Jesus nos ensinou a fórmula infalível para neutralizar as força do mal que nos buscam: “Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, bendizei aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.”

 

Aloísio Vander

aloisiovander@yahoo.com.br

 

Aloísio Vander