Coluna Espírita

A religião e o reino de Deus

24/03/24 - 07:00

Por Aloísio Vander


    Qual será a finalidade principal da religião? 
    Para encontrar a resposta segura, devemos buscar a palavra de Jesus e a de seus mensageiros.
    No Evangelho, a figura do escriba e do fariseu simboliza a hipocrisia, sempre conjugada aos interesses do mundo. São eles os que ensinam os valores espirituais, mas sem a prática correspondente, e com ênfase nas formalidades e rituais.
    Jesus sempre foi tolerante com tudo e com todos, mas com o farisaísmo ele foi sempre severo. Isso fica explícito no chamado “sermão dos sete ais”.
    A postura do escriba e do fariseu prossegue viva em nossos dias. Ela sobrevive naqueles que se aproximam da religião para obter vantagens no campo das conquistas materiais. Agem enganando os outros e enganando-se, porque a verdadeira finalidade da religião é auxiliar o homem a conquistar o reino de Deus.


    Paulo afirma que “o reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtude”, significando que o reino é questão de postura íntima perante a vida, é a maneira de encará-la e de reagir perante os estímulos que ela nos oferece a todo instante. Para clarear mais, buscamos Jesus quando diz: “o reino de Deus está dentro de vós”. No versículo anterior ele foi mais explícito, quando afirmou que “o reino de Deus não vem com aparência exterior”. Tudo muito claro, a fim de que não nos iludamos, acreditando que a bênção de Deus se manifesta na multiplicação dos bens materiais.
    Mateus registrou em seu Evangelho o seguinte: “E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos para os expulsarem e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.”


    A presença do reino de Deus em nós é patenteada no “poder” que possuímos de expulsar os nossos demônios interiores e de curar nossas enfermidades morais, sintetizadas todas no orgulho e no egoísmo, as duas maiores chagas da humanidade, na feliz expressão de Emmanuel.
    Somente quando vencermos esses dois monstros destruidores da paz e da felicidade – egoísmo e orgulho – a religião terá comprido a sua função mais alta em nossas vidas.

Aloísio Vander