Coluna Espírita

Coluna Espírita | Ele não está aqui, mas ressurgiu

09/11/20 - 10:32

Por Aloísio Vander

O costume de visitar cemitérios para reverenciar os mortos é muito antigo e difundido pelo mundo inteiro.

É certo que quem visita cemitério exprime sentimento religioso, pois, para o materialista, a morte é o fim da linha, onde o corpo vira pó e é tudo.

Embora a ancestralidade do costume, é estranho que, após a passagem de Jesus pelo planeta, os cristãos, que são por definição imortalistas, procurem seus entes que já morreram onde eles não estão.

 

Todos nós possuímos uma orientação segura no Evangelho afirmando ser desnecessária a visita a cemitérios. Quando duas mulheres piedosas foram ao sepulcro, em busca do corpo do Mestre, encontraram um anjo que se dirigiu a elas assim: “Ele (Jesus) não está aqui (no túmulo), mas ressurgiu.”

 

A ressurreição após a morte é prerrogativa de todos nós. Jesus não foi o único. Ele, apenas para tornar isso bem claro aos seus seguidores, se fez visível e tangível após a crucificação para que a fé deles na imortalidade fosse sólida, capaz de fazê-los transpor todos os obstáculos, sem medo, inclusive a ameaça constante de perder o corpo por dedicação ao apostolado. E foi exatamente o que Jesus lhes disse: “E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.”

 

Além da crença na imortalidade, o conhecimento da reencarnação nos afasta ainda mais do interesse por visitar cemitérios. Além dos Espíritos dos nossos entes queridos falecidos não estarem lá, ocorre com frequência o fato deles reencarnarem nos lares de seus descendentes. Isso pode gerar algo curioso: alguém levando flores habitualmente ao túmulo do avô ou da avó enquanto este ou esta já pode estar dentro de sua casa, como neto, por exemplo. Eu mesmo conheço mais de uma pessoa, espírita militante, que sabe, por revelação de seus guias espirituais, que seus filhos ou netos são tal ou tais entes queridos do passado reencarnados.

 

Não estamos aqui a recriminar os que visitam cemitérios, mas apenas buscando refletir sobre o que o Cristianismo nos diz na essência dos Evangelhos. Cada um que siga a sua própria consciência.

 

Aloísio Vander

aloisiovander@yahoo.com.br

Aloísio Vander