Sete Dias Indica

15 filmes para celebrar o mês da Consciência Negra

Veja seleção feita pelo crítico Wellberty Hollyvier D’Beckher

23/11/22 - 17:00

King Richard: Criando Campeãs
King Richard: Criando Campeãs

Por Sétima Arte

imagempor Wellberty Hollyvier D’Beckher
Formado em artes cênicas pela UFMG, pela faculdade do Rio de Janeiro em crítica e análise de filmes, além de cinéfilo desde os 10 anos de idade

Em comemoração ao dia da consciência negra (dia 20 de novembro) separei 15 filmes para celebrar esta data tão especial.

1 – Histórias Cruzadas. 2011, Filme ambientado nos anos 60, uma jovem branca volta para casa no Mississipi ao ver como eram tratadas as empregadas negras, decide escrever um livro contando essas histórias.

2 – Django Livre. 2012, O Filme de Quentin Tarantino, narra a história do escravo alforriado Django, que junto de um caçador de compensas busca por sua esposa, ate que encontram um senhor de escravos, que faz jogos mortais com os mesmos.

3 – Medida Provisória. Filme de estreia do ator Lazaro Ramos na direção, conta a história em que o governo brasileiro edita uma lei para reparar o passado escravocrata, onde quer enviar todos os negros do país de volta a África para reencontrarem suas origens. 

4 – Ray. 2004, cinebiografia do cantor Ray Charles, sua vida é contada de forma brilhante por Taylor Hackford, e interpretado magistralmente por Jamie Fox, sua ascensão, suas lutas, limitações e genialidade estão presentes nesta obra prima.

5 – Corra. 2017, o diretor Jordan Peele usa de um filme de terror para mostrar os inúmeros perigos, que um cidadão afro americano corre em um país que valoriza tão pouco a vida e os direitos dos negros, uma bela metáfora.

6 – Filhos do ódio. 2019, nos Estados Unidos dos anos 60, o neto de um membro da Ku Klux Klan, luta contra o racismo da sua cultura, e se torna um ativista das causas negras, baseado em uma história real.

7 – Uma História Americana. 1990, Duas mulheres, uma negra e Uma branca, em 19955 no alabama, devem decidir o que farão ao famoso boicote dos ônibus proposto por Matin Luther Kink, baseado numa história real.

8 - Faça a Coisa Certa – 1989, de forma acida, Spike Lee, conta a história de um italiano que tem uma pizzaria em um bairro de negros e latinos na zona mais pobre de New York, ele tem na parede da pizzaria fotos de ídolos brancos, um dia um cliente reclama disso, e acende um estopim, que culmina com muita violência.

9 – Malcon X. 1992, épico biográfico que conta a história de ascensão do negro pobre a gangster e líder religioso com um ministério no islão, ao contrario de Martin Luther King pregava a igualdade Malcon X defendia que o negro era superior ao branco.

10 – King Richard: Criando Campeãs. 2021, Richard Willians bolou e colocou no papel, em 78 páginas, um plano de fazer de suas filhas, tenistas e campeãs e deu certo, o livro foi escrito antes do nascimento de Serena, a mais velha das duas irmãs.

11 - Diamante de Sangue. 2006, o filme narra os conflitos ocorridos no país africano Serra Leoa, seus desdobramentos, o impacto na população, política e financeira.

12 – O Livro de Eli. 2010, o filme traz uma dualidade acerca da fé, Eli é religioso, mas tem quem acredite que a religião foi a causa da guerra, da fome e de um futuro incerto, filme pós apocalíptico.

13 – Um Limite entre nós. 2016, baseado em uma peça de teatro vencedora do Tony (Oscar do teatro) estreia positiva de Denzel Washington na direção, Oscar de melhor atriz coadjuvante, para Viola Davis, o filme representa o amor, o perdão e uma fé inabalável por um futuro melhor.

14 – Hotel Ruanda. 2005, em 1994 um conflito em Ruanda levou a morte quase uma milhão de pessoas, Paul Rusesabagina, abrigou em seu hotel mil e duzentos ruandeses os salvando da morte certa.

15 – Um tira da Pesada – Não poderia faltar um filme de Eddie Murphy, neste longa ele interpreta Axel Foley, um policial de Detroit, que vai as ruas de Beverly Hills, a procura do assassino do seu melhor amigo.

Sétima Arte

Sétima Arte

Veja Mais