ESQUERDA MOBILIZADA

15/03/24 - 12:00

Os partidos de centro-esquerda da cidade estão se unindo e se mobilizando de olho nas eleições municipais deste ano. A nível nacional, haverá duas federações que acolherão estes partidos. Uma abrigará o PV, PCdoB e PT (Brasil da Esperança); e a outra federação contará com a REDE e o PSOL. Na foto, encontro de agentes políticos de Sete Lagoas durante esta semana. Da esquerda para a direita: Juventino Souza (PT), Camila (PDT), César Maciel (PCdo B), Lucileide (PDT) e Cláudio Caramelo (Rede).

 SUPERMERCADOS BH E MEXA-SE 
 O Mexa-se Pela Vida está de volta a Sete Lagoas com 15 polos. Na última Reunião Ordinária da Câmara Municipal, terça-feira (12/03), o vereador Janderson Avelar usou a tribuna para exaltar a participação do empresário Pedro Lourenço, o Pedrinho do Supermercados BH, pelo investimento que fez em Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura de Sete Lagoas para que o programa fosse reativado.

 LOIRA DO TCHAN 
 As atividades aeróbicas são realizadas em diferentes pontos da cidade de segunda a sexta-feira em dois horários. No Dia Internacional da Mulher, o Mexa-se Pela Vida foi relançado no Parque Náutico Boa Vista sob o comando dos professores do programa, e participações especiais de Daniel Saboya, do fenômeno da internet Wallace Pulga e da ex-loira do “É o Tchan” Sheila Mello. Representando o Supermercados BH, patrocinador do programa, o funcionário Carlos Barbosa literalmente vestiu a camisa. 

 EXAME TOXICOLÓGICO 
 O vereador Ivson Gomes está com proposta tramitando na Câmara Municipal que “dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de exames toxicológicos para todos os detentores de cargo público (os vereadores)” no Legislativo sete-lagoano. A proposta causou estranheza geral e o vereador Rodrigo Braga pediu vistas do projeto. Antes, Braga justificou: - Se for nessa linha, teremos que pedir também laudo psiquiátrico de alguns vereadores, porque sem usar nada (de ilícito) tem reunião que acontece cada coisa...  

INACESSÍVEL 
 O vereador João Evangelista, que é deficiente visual, fez duras críticas ao local escolhido para ser a sede da recém-criada Secretaria da Mulher. Trata-se de um prédio de três andares na Rua Major Castanheira, Centro, onde a sede fica no último andar. Sem elevador, a sala é inacessível para quem estiver com alguma dificuldade de locomoção (uma perna quebrada, por exemplo), cadeirantes, idosos ou mesmo quem estiver com chikungunya. 

 NÃO PODE
 “É impossível fazer isso com as pessoas com deficiência. Não dá para acreditar. Vou lá esta semana fazer uma visita e conhecer o funcionamento da Secretaria. Eu não acredito! Um órgão público onde as mulheres com deficiência não terão acesso. Não dá pra dizer que é pra tocar a campainha e que vão descer para atender o deficiente lá no passeio. É inacreditável! Na próxima semana voltarei a falar do assunto, após a visita”, esbravejou João Evangelista, que normalmente é sempre polido em suas manifestações. 

 RESOLVENDO
As críticas foram muitas e a Secretaria se manifestou: um aviso foi pregado na entrada do prédio, que diz o seguinte: - Desculpe o transtorno, ainda estamos instalando os elevadores. Mas você não ficará sem atendimento. Toque a campainha que iremos até você. 

 PARLAMENTO JOVEM NA ALMG
 O presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, vereador Caio Valace, participou de reunião no Memorial do Legislativo Mineiro, em Belo Horizonte, na última segunda-feira (11/03). O objetivo é levar o Parlamento Jovem da cidade em visitas mais qualificadas à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ele foi recebido por Márcia Vianna, gerente de Memória Institucional da Assembleia. Segundo ela, é objetivo do Memorial do Legislativo Mineiro “oferecer uma experiência lúdica e interativa sobre democracia, consciência política, representação e participação popular”. A visita do Parlamento Jovem será agendada em breve.