AMAURI NÃO VAI

22/03/24 - 12:00

Aposentado há três anos do Ministério Público, o ex-Promotor de Justiça Dr. Amauri Artimos da Matta tem recebido convites para se filiar a partidos políticos para uma possível candidatura a prefeito ou vice em Sete Lagoas, nas eleições deste ano.

A todos os convites, ele, educadamente, diz não. “Não é meu objetivo de vida. Hoje trabalho como voluntário na área social da cidade. Foi a isso a que me propus após me aposentar”.

 

SACUDIU A POLÍTICA

Amauri Artimos balançou os alicerces da política mineira ao denunciar, por gestão fraudulenta e corrupção, o então prefeito Marcelo Cecé, na época, uma das principais lideranças políticas do interior de Minas, cotado até para uma candidatura a governador ou vice nas eleições de 2002.

A partir do início das ações do Dr. Amauri, em 1998, prefeitos de todo o estado e do país passaram a enfrentar investigações mais rigorosas do Ministério Público em todo o país. Muitos foram cassados. Cecé chegou ser afastado do cargo, mas retornou sob liminares e terminou o mandato no ano 2000.

 

EM SL DESDE 1991

Morador e síndico do Condomínio Quintas do Lago, em Fazenda Velha, pela segunda vez, Amauri Artimos da Matta completou 60 anos, terça-feira, 19. Iniciou a carreira de Promotor na comarca de Nova Rezende (Sul de Minas), passou por Carangola-MG e chegou a Sete Lagoas em abril de 1991, onde ficou até 2000, quando assumiu a Promotoria de Defesa do Consumidor no MP de Belo Horizonte.

 

SOCIAL E CULTURA

Nascido no Rio de Janeiro, Amauri Artimos adotou Minas para viver. Mesmo trabalhando em Belo Horizonte, nunca deixou de residir em Sete Lagoas, onde se casou e constituiu família. Aposentou-se no dia 8 de março de 2021 e partiu com tudo para o voluntariado, área em que já atuava antes de se aposentar. Um dos maiores apoiadores do Coral Dom Silvério, Projeto Mão Amiga e presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente.

 

COMPOSITOR E POETA

Aposentado, Dr. Amauri Artimos passou a se dedicar com mais afinco, também, a duas atividades que curte a vida toda: música e poesia

 

CALENDÁRIO ELEITORAL I

As Eleições Municipais de 2024 ocorrerão em todo o país, excluindo-se o Distrito federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE).  O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores.

 

CALENDÁRIO ELEITORAL II

O momento é de desfiliação e filiação partidária, até o dia 5 de abril, dos pré-candidatos a vereador, prefeito e vice. Até esta data, é possível a desfiliação partidária para mudança de legenda por vereadoras e vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito. Já a filiação partidária para se candidatar em 2024 deve ser feita até 6 de abril, ou seja, seis meses antes da eleição. 

 

PRAÇA ZACARIAS

O vereador Caio Valace, com parcerias, garantiu R$ 3 milhões em recursos para a construção da Praça Mauro Faccio Gonçalves. Trata-se de um espaço que manterá sempre viva a memória e alegria do eterno Trapalhão – e sete-lagoano – Zacarias. O recurso é oriundo de emenda parlamentar da deputada Duda Salabert (R$ 1 milhão), de parceria público-privada com o Grupo Igás e também com a Prefeitura de Sete Lagoas. “O espaço contará com o primeiro e único campo de grama sintética público de Sete Lagoas”, afirmou Caio Valace.

 

COMPLEXO ESPORTIVO

Mais do que uma praça, o local também será contemplado com um complexo esportivo que vai atender as regiões dos bairros Padre Teodoro I e II, Flórida, Iporanga I, Iporanga II e adjacências. No espaço será construída uma quadra sintética de 50 x 30 metros, quadra de areia, pista de caminhada e corrida, playground, fut-table, calistenia, parkour, pingue-pongue e pista de skate. Todo o projeto foi feito pela Codesel e, com o recurso assegurado, licitação será aberta para definir a empresa que executará a obra.