Saúde e Estética

Páscoa, chocolates e cuidados com a pele

22/03/24 - 09:25

Por Dr. Bernardo Teixeira

Páscoa é também sinônimo de chocolate. Muitas pessoas, porém, resistem a essa delícia por medo de que o alimento cause ou agrave a acne. Mas será que o chocolate é mesmo um inimigo da pele? Segundo o dermatologista Dr. Bernardo Teixeira, não é.
É fato que os chocolates abaixo de 50 % de cacau possuem altos índices glicêmicos, e o resultado disso é que a glicose chega no sangue muito rapidamente e estimula um pico de insulina, responsável por levar o açúcar para dentro das células. E é exatamente isso que pode agravar a acne nos pacientes com predisposição para esse caso. É válido lembrar que isso pode acontecer com qualquer alimento que possua índices açúcar elevados.
A notícia boa é que o chocolate possui muitos benefícios. Os riscos para a saúde estão nas suas variações mais gordurosas como os ovos de Páscoa, trufas e caixas de bombom, por exemplo, e em seu consumo excessivo. Porém, ao comer chocolates meio amargo e amargo (tipos com maior concentração de cacau) em pequenas quantidades, ficamos com mais energia, a circulação sanguínea melhora e temos a sensação de bem-estar devido à liberação da serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade.
 
Se você percebe que suas acnes estão piorando com determinados alimentos, evite-os diariamente. O Dr. Bernardo explica que a acne pode se agravar em diferentes graus e é preciso realizar uma consulta antes de tudo com o médico dermatologista, para ele avaliar a situação do paciente e assim iniciar o tratamento preventivo e corretivo mais adequado.  As opções vão desde o tratamento tópico, apenas com produtos, até os recursos sistêmicos com antibióticos, medicamentos antiandrógenos, peelings e lasers.
Em hipótese alguma, o dermatologista recomenda que a pessoa esprema as espinhas. “Cutucá-las pode causar manchas e cicatrizes que vão afetar a autoestima do paciente”, afirma o Dr. Bernardo.
Qual o impacto do consumo de açúcar na pele?
Quando consumimos açúcar em excesso, inicia-se no organismo o processo de glicação, uma reação em que os carboidratos, como a glicose, unem-se definitivamente com proteínas, como a elastina e o colágeno. Desta forma, esses carboidratos danificam e desestabilizam as proteínas do tecido cutâneo, fazendo-as quebrarem e deixando a pele mais flácida, com perda da elasticidade, diminuição da tonicidade e, consequentemente, potencializando o surgimento das rugas e linhas de expressão. Ainda segundo o Dr. Bernardo, o excesso de açúcar acelera o envelhecimento precoce.

Mas numa época tão gostosa como a Páscoa, uma escapada a mais não é o fim do mundo. Aproveite as festividades, beba água e intercale refeições equilibradas com frutas e vegetais. Não pule a rotina de skin care e tenha um sono de qualidade
 
O Dr. Bernardo deseja a todos os leitores, uma feliz Páscoa com renovação em nossas esperanças!
A clínica DermWay está à disposição para lhe orientar. Telefone para contato: (31) 3773 1234. Rua Princesa Isabel, 245, Centro em Sete Lagoas. Atendimento de Segunda a Quinta de 08h às 17:30hs e Sexta de 08h às 17hs.

Dr. Bernardo Teixeira

Médico dermatologista e proprietário da Derm Way
Instagram: @drbernardoteixeira
Facebook: @drbernardodermatologista
www.dermway.com.br
Telefone: (31) 3774-0205 • 3773-1234
 

Veja Mais