Saúde e Estética

Entenda o porquê os antioxidantes são tão importantes para a pele!

19/08/22 - 11:53

Por Dr. Bernardo Teixeira

O Dr. Bernardo explica que os antioxidantes são ativos que agem neutralizando os radicais livres formados no organismo, atrapalhando o seu funcionamento e causando diversos problemas. Na pele, os antioxidantes combatem os radicais livres responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento levando ao aparecimento precoce de linhas de expressão, rugas, marcas e o câncer de pele.
Dentre os antioxidantes mais conhecidos está à vitamina C, que pode ser encontrada nos frutos cítricos como: laranja, limão , acerola, abacaxi , caju e outros. Os antioxidantes podem ser encontrados nos alimentos naturais, nos suplementos de vitaminas e minerais, e nos cremes de beleza e anti-idade. No entanto, os suplementos de antioxidantes, assim como qualquer outra suplementação, devem ser aconselhados pelo profissional da área de saúde.

Quais são os tipos de antioxidantes?

. Enzimáticos: são sistemas antioxidantes naturais do nosso organismo, com a função de combater os radicais livres. Podemos citar a catalase, a superóxido dismutase e a glutationa peroxidase.
. Não enzimáticos: podem ser naturalmente produzidos pelo nosso organismo, mas também são adquiridos pela alimentação ou pelo uso tópico direto na pele, alguns exemplos são: Vitamina C, Vitamina E, Beta-caroteno e Flavonóides.

O que são os radicais livres?
Os radicais livres são moléculas instáveis e muito reativas, produzidas naturalmente pelo nosso organismo durante a produção de energia nas nossas células ou mesmo pelo simples ato de respirar. De acordo com o Dr. Bernardo essas moléculas instáveis são capazes de danificar todas as células sadias do corpo. Isso porque, todos os dias, entramos em contato com agentes que contribuem para a formação do excesso desses radicais, promovendo assim danos que, muitas vezes, são irreparáveis.
 

Quais são os malefícios dos radicais livres na pele?
Na pele, os radicais livres causam diversos danos e são responsáveis por acelerar o envelhecimento. O que acontece é a alteração nas funções biológicas de proteínas, como o colágeno, com o aumento da degradação das fibras de colágeno surge à flacidez na pele e o surgimento das rugas. Existe ainda o acúmulo de elastina, característica do fotoenvelhecimento. A ação dos radicais livres é estimulada pela poluição ambiental, radiação ultravioleta, radiação infravermelha, tabagismo, consumo de álcool, pesticidas e estresse.
 

Como incluir antioxidantes na rotina de cuidados com a pele?

O Dr. Bernardo explica que o primeiro passo de cuidado com a pele, começa com a limpeza adequada. Em seguida, seque delicadamente e passe o creme ou sérum com antioxidante, escolha os produtos com antioxidantes que tenha a textura certa para a sua pele (e que seja indica pelo seu dermatologista). Por último, aplique o protetor solar se for de manhã ou um produto de tratamento à noite.
. Uma alimentação equilibrada fornece mais antioxidantes do que estimula a produção de radicais livres, contribuindo para a saúde e para o retardo do envelhecimento.
 
Em caso de dúvidas, consulte um dermatologista. A clínica Derm Way está à disposição para sanar suas dúvidas. Telefone para contato: (31) 3773 1234. A clínica está localizada na Rua Princesa Isabel, 245, Centro em Sete Lagoas e atende de Segunda a Quinta de 08 às 17:30h e Sexta de 8h às 17h.


 

Dr. Bernardo Teixeira

Médico dermatologista e proprietário da Derm Way
Instagram: @drbernardoteixeira
Facebook: @drbernardodermatologista
www.dermway.com.br
Telefone: (31) 3774-0205 • 3773-1234
 

Veja Mais