Projeto 70 anos de Rosa no Caminho da Boiada divulga resultado do concurso literário Outro

Foram selecionados 25 autores de 15 cidades mineiras para compor livro que será lançado neste ano

26/01/24 - 16:00

O projeto 70 anos de Rosa no Caminho da Boiada tornou o público o resultado do Concurso Literário Outros Sertões. Foram selecionados 30 contos de 25 autores para compor um livro, que será lançado neste ano, retratando a literatura contemporânea dos Sertões Mineiros.

Podiam participar do concurso escritores dos 42 municípios que integram as regiões denominadas Instâncias de Governança Regional (IGR) Guimarães Rosa, Grutas e Lago Três Marias, também conhecidas como circuitos turísticos que são os realizadores do Projeto 70 anos de Rosa no Caminho da Boiada.

O gestor da IGR Guimarães Rosa, Marco André Malaquias, explica que a organização do concurso decidiu que todos os inscritos serão publicados e entre eles há representantes das cidades de Morro da Garça, Matozinhos, Curvelo, Sete Lagoas, Três Marias, Cordisburgo, Caetanópolis, Buritizeiro, Vespasiano, Araçaí, Pirapora, Capim Branco, Presidente Juscelino e Pedro Leopoldo.

“A obra literária fruto do concurso buscará um olhar sensível sobre esses Outros Sertões, trazendo as peculiaridades que tanto destacou Rosa no cenário mundial, a forma de escrever que se confunde com a forma de falar, a sensibilidade sobre a paisagem árida e tortuosa do cerrado mineiro, suas questões socioambientais e contemporâneas, bem como a relação cultural dessas pessoas com sua terra”, esclarece Marco André.

Confira a lista de autores cujas obras farão parte do livro Outros Sertões:

Narly Simões – Capim Branco
Júlia Boaventura – Morro da Garça
Clarice Medeiros Cardoso – Matozinhos
Miriam Bruno – Matozinhos
Paulo César Soares (Paulo Poeta) – Morro da Garça
Gilmar Anselmo Dumbá – Presidente Juscelino
José Afonso Guerra Baião – Curvelo
Ângelo de Souza Roberto – Matozinhos
Flávia Geovana Silva – Pedro Leopoldo
Guilherme Pimenta Andrade – Sete Lagoas
Jean Marcel Portilho Santos – Sete Lagoas
Lívia Buitrago Aquino Matoso – Curvelo
Cristiane Nunes Amorim – Curvelo
Maria Claudimira Gonçalves de Araújo – Três Marias
Edson Geraldo Fagundes – Três Marias
Fernanda Gomes dos Santos – Sete Lagoas
Sandro Ernesto da Silva – Sete Lagoas
Carlos Henrique de Souza Moreira – Sete Lagoas
Fábio Barbosa – Cordisburgo
Ernani Duarte Nunes – Caetanópolis
João Aguinaldo Fiqueiredo Sarmento – Buritizeiro
Fabiano da Mata – Vespasiano
Romano Pires Lima Filho – Sete Lagoas
Luísa Regina Caetano Silva – Araçaí
Elaine Ramos Mourão – Pirapora
Sobre os “70 Anos de Rosa no Caminho da Boiada”

Setenta anos depois, na região denominada “Caminho da Boiada”, uma série de atividades que comemoram o percurso foram pensadas a fim de sensibilizar a comunidade local, bem como atrair visitantes e pesquisadores do mundo todo interessados nesse evento histórico que originou a mais contundente obra da literatura brasileira. Com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o projeto é uma iniciativa conjunta do Governo do Estado de Minas Gerais e de três Instâncias de Governança Regionais (IGR), popularmente conhecidas como Circuitos Turísticos, Lago de Três Marias, Grutas e Guimarães Rosa. O Caminho da Boiada vem sendo estruturado como destino do turismo cultural e de aventura a partir de parcerias entre iniciativa pública, privada e sociedade civil.

Patrocínio: Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais

Realização: Instância de Governança Regional Guimarães Rosa, Instância de Governança Regional Grutas e Instância de Governança Regional Lago de Três Marias, Governo de Minas Gerais/Governo Diferente-Estado Eficiente.

FacebookTwitterWhatsAppEmailCompartilhar

Veja Mais