Minas Grita pelo Leite já surte efeitos: Governo de Minas anuncia medida de proteção

22/03/24 - 17:00

Governo de Minas anuncia medida de proteção aos produtores

O movimento de protesto realizado na segunda-feira no Expominas, com a presença de grande número de produtores rurais associados do Sindicato Rural de Sete Lagoas, já começou dar resultados positivos em âmbito estadual. Agora o manifesto será levado a Brasília, para que o governo federal também tome medidas para evitar a concorrência desleal com produtores estrangeiros.

 O governador Romeu Zema anunciou, durante o Minas Grita pelo Leite, que o Governo do Estado vai retirar as empresas importadoras de leite em pó do Regime Especial de Tributação. A medida vem em sintonia com a mobilização em defesa dos produtores mineiros, promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), no Expominas, em Belo Horizonte.

Essas empresas, especificamente, passam a pagar o ICMS, de 18%, no momento da comercialização dos produtos importados.

No ano passado, as importações mineiras de leite em pó somaram de US$ 62,6 milhões. E, neste ano, as compras continuam crescentes. No primeiro bimestre deste ano, as importações já alcançaram US$ 12,7 milhões, representando 20,3% do valor de 2023.

Em Minas, especificamente, vários produtores se veem obrigados a deixar a atividade leiteira em função da competição desleal de mercado originada pela importação do produto, que contribui de forma contundente para a queda de preço do leite pago ao produtor.

Com a medida apresentada nesta segunda-feira, o governo estadual busca apoiar os produtores locais, reduzindo prejuízos e impactos do recente aumento na compra do produto de fornecedores externos.

Durante o evento, o governador Romeu Zema justificou a ação. “Os produtores de leite representam uma classe muito importante em Minas Gerais, com mais de 220 mil micro e pequenos produtores, o que gera muitos empregos e leva muita renda para o campo. E Minas Gerais é o estado que mais produz leite e laticínios no Brasil. Esses produtores têm sofrido muito com a concorrência do leite importado, que nós consideramos desleal”.

 

LEGENDA>

 

1)     O Sindicato Rural de Sete Lagoas levou dois ônibus com produtores da região e alguns produtores também foram em veículo próprio. O grupo – composto por cerca de 200 pessoas – saiu às 8h da porta do Sindicato

 

2)     O presidente da Faemg, Antônio de Salvo, e o governador Romeu Zema. Foto: Divulgação/Sistema Faemg

Veja Mais