Em alta, Senac oferece cursos de Técnico em Segurança do Trabalho e Enfermagem

25/06/21 - 09:01

Unidade Senac em Sete Lagoas fica na rua José Duarte de Paiva, ao lado do Fórum e MPMG
Unidade Senac em Sete Lagoas fica na rua José Duarte de Paiva, ao lado do Fórum e MPMG

Desde 1996 com uma unidade em Sete Lagoas, o Senac continua formando profissionais para o mercado de trabalho em segmentos com alta demanda do mercado. Dentre os cursos, já está aberto o período de inscrição para os de Técnico em Segurança do Trabalho e também em Técnico em Enfermagem.

imagem

A diretora da unidade, Roberta Avelar (foto acima), explicou que diferente do Ensino à Distância (EAD), as aulas são em tempo real e a interação entre professores e alunos é constante. “Um fator que contribuiu para os interessados em ingressar neste mercado é que todas as empresas públicas ou privadas que seguem o regime CLT devem contratar esse o Técnico em Segurança do Trabalho de acordo com o número de funcionários e o grau de risco das atividades que exercem. Hoje este curso é o mais procurado no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, o Sisutec.  Isso se deve, entre outros fatores, pela curta duração e o salário, que pode chegar a mais de 6 mil reais”, contou.

A professora Ednelle Franco conta que a maioria das disciplinas contemplam atividades práticas. “Em um primeiro momento vamos priorizar as disciplinas teóricas e, no momento oportuno, colocar alunos no campo prático. O Senac está mobilizado para manter o seu diferencial, que são as aulas práticas”, afirma. A duração é de 1 ano e 8 meses (1.200h, de segunda à sexta-feira), com aulas remotas (em tempo real) de 19h às 22h. 

A supervisora pedagógica do Senac Sete Lagoas, Gleiciane Nascimento, afirma que, assim que autorizada, a unidade está preparada para o retorno das aulas presenciais. “O Senac está preparado para todas as situações e dificuldades que o mercado pode impor. Nosso modelo pedagógico tem o aluno como protagonista, daí a formação diferenciada e o porquê são tão disputados no mercado”, ressaltou.

imagem
Lucas Rufino Oliveira Silva, Técnico em Segurança do Trabalho,  é formado pelo Senac
O ex-aluno Lucas Rufino Oliveira Silva, 23 anos, formou-se no Curso Técnico em Segurança do Trabalho em 2018. Ele garante que a decisão em procurar a unidade Sete Lagoas foi acertada. “Foi primordial para minha inserção profissional no mercado de trabalho, pois foi assim que consegui meu primeiro emprego com carteira assinada na área de estudo. Durante a minha trajetória no Senac aprendi técnicas para prevenção de acidentes, contribuindo diretamente para a saúde e integridade física dos colaboradores funcionais. Também fui capacitado para ter percepção e criatividade para ações que visam preservar o meio ambiente e o patrimônio. Hoje trabalho em uma multinacional, sigo com meus estudos e aplicando tudo que aprendi no Senac-MG”, afirmou.

imagem
A professora Ednelle Franco, a diretora Roberta Avelar e a supervisora Gleiciane Nascimento
TÉCNICO EM ENFERMAGEM

De acordo com um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), 80% das vagas na área da enfermagem são ocupadas por técnicos e apenas 20% por enfermeiros. Esses dados mostram como as oportunidades são mais frequentes para o profissional com formação técnica e sinalizam excelentes oportunidades no mercado para quem está chegando agora, principalmente em tempos de pandemia da Covid-19 e alta demanda por este tipo de profissional.

No Senac o curso é de 1.600 horas (quase 2,5 anos) e o estágio obrigatório é oferecido pela própria unidade de ensino profissionalizante. O início está marcado para o dia 2 de agosto, de segunda à sexta-feira, de 19h às 22h. “Está altíssima a demanda por este profissional, unidades de saúde, em todo o país, estão com dificuldades para preencher esses quadros”, considerou a diretora Roberta Avelar.

Para garantir a formação completa do aluno, o Senac conta com importantes parceiros como os hospitais Nossa Senhora das Graças e Municipal. “O estágio é supervisionado e une teórica com a prática, importante para entregar ao mercado um profissional mais capacitado para atuar nas diferentes áreas de atuação do técnico em enfermagem. 
 
REDE DE CARREIRAS

Em busca de uma oportunidade profissional? Dúvidas sobre qual carreira seguir? Desde 2014, o Rede de Carreiras auxilia profissionais a encontrar essas respostas. Tudo para favorecer a empregabilidade. O serviço oferece orientação profissional para elaboração de currículo, preparação em processos seletivos e gestão de carreira. No portal www.rededecarreiras.com.br candidatos podem cadastrar seu currículo e conhecer vagas disponibilizadas por empresários. E o melhor: tudo isso gratuito!

• Inscrições: no site www.mg.senac.br ou na própria unidade, que fica na R. José Duarte de Paiva, 775 – Vila Santa Helena.  Central de atendimento: 3779-6200 (também WhatsApp).

 

Veja Mais