Sete Lagoas vai para onda vermelha e todas as atividades são liberadas

29/04/21 - 14:39

Imagem: Agência Minas
Imagem: Agência Minas

Decisão do Comitê Extraordinário Covid-19 nesta quinta-feira (29/4) definiu que Sete Lagoas está autorizada a evoluir para a onda vermelha do programa Minas Consciente do governo do Estado após mais de 40 dias na onda roxa, a mais restritiva do plano. Com a decisão, a expectativa é que a partir deste sábado-feira (1/5), todas as atividades consideradas não essenciais voltem a funcionar no município. Porém, apesar da flexibilização, as unidades de saúde referência do município segue com altas taxas de ocupação de leitos. 

Além do comércio em geral, bares, restaurantes e similares ganham um alento para retomarem as atividades. O consumo no local é liberado, mas no caso de self-services, os funcionários do estabelecimento é que devem servir a comida e entregar aos clientes de forma individual, respeitando os parâmetros gerais de distanciamento.

Os bares que possuem entretenimento devem seguir as mesmas diretrizes e limitadores existentes para eventos. Lembrando que, “serviços de entretenimento simplificados, como voz e violão e congêneres, não são enquadrados como eventos”, consta no documento.

Conforme novo protocolo do Minas Consciente, na onda vermelha é autorizada a realização de eventos com até 30 pessoas, enquanto na onda amarela o limite é de 100 pessoas e, na onda verde, de 250 pessoas. Também na vermelha, hotéis e atrativos culturais e naturais podem funcionar com 50% da capacidade ocupada. Na onda amarela, a ocupação pode ser 75% e, na verde, de 100%.

O limite de público também é menor na onda vermelha. Em espaços fechados e com atendimento ao público, é permitido uma pessoa a cada 10 metros quadrados. A distância linear entre as pessoas em filas e mesas, por exemplo, deve ser de 3 metros. Nas ondas amarela e verde, a capacidade é de uma pessoa a cada 4 metros quadrados, e a distância linear, de 1,5 metro. Além disso, serviços não essenciais devem limitar um cliente por atendente na onda vermelha.

Segundo o Comitê Extraordinário Covid, os resultados das medidas restritivas impostas pela onda roxa em Minas Gerais possibilitaram o avanço. Nos últimos 14 dias, o estado teve queda de 38% na incidência da covid-19. Na última semana, a redução foi de 13%. 

A melhora nos indicadores possibilitou ainda que, após 45 dias em fases mais restritivas, quatro macrorregiões avançassem para a onda amarela, bem como as microrregiões de Curvelo, Patos de Minas, João Pinheiro, Carangola, Muriaé, Ubá, Cássia/Passos, Piumhi e São Sebastião do Paraíso. As localidades apresentaram quedas sustentadas na positividade e na incidência, além de redução na espera por leitos.

Vale lembrar que nenhuma macro ou microrregião pode sair da onda roxa diretamente para a onda amarela, sendo necessário, obrigatoriamente, passar pelo menos uma semana seguindo as medidas da onda vermelha.  Atualmente, 670 municípios estão aderidos ao Minas Consciente, o que representa quase 79% do estado, contemplando 12,5 milhões de mineiros.

Veja Mais