Região se despede de Criolo, último cavaleiro da tropa que inspirou “Grande Sertão: Veredas”

04/05/21 - 11:50

Criolo em comitiva realizada em 2007. Fotos: Álbum de família/Circuito das Grutas
Criolo em comitiva realizada em 2007. Fotos: Álbum de família/Circuito das Grutas

Morreu nesta terça-feira (04), aos 86 anos, Francisco Guimarães Moreira Filho, “Sr. Criolo”. Ele estava internado no hospital da Unimed desde o dia 27 de abril para tratamento de saúde relacionado a problemas respiratórios, mas não resistiu. A informação é do site Portal Sete.

Fundador do Socorro Frambé, que funcionou durante 42 anos em Sete Lagoas, Criolo também era o último o vaqueiro vivo que participou da viagem de Guimarães Rosa pelo sertão de Minas Gerais em 1952 e que inspirou a obra “Grande Sertão: Veredas”.

Ele era viúvo e deixa quatro filhos vivos: Jucelma, Jusselle, Jusmara e Júlio César, além de 11 netos e uma bisneta. 

imagem

A OBRA
O romance "Grande Sertão Veredas", publicado em 1956, é o representante máximo do regionalismo de Guimarães Rosa. O livro foi inspirado numa viagem do escritor ao interior de Minas Gerais, em 1952. O autor foi eleito para a cadeira número dois da Academia Brasileira de Letras em agosto de 1963.

Veja reportagem especial com Criolo no site circuitodasgrutas.com.br, publicada em março deste ano, por Narly Simões: https://circuitodasgrutas.com.br/a-historia-do-sr-criolo-inspiracao-para-guimaraes-rosa-e-para-uma-vida-inteira/

Veja Mais