Retrato em Branco&Preto - Ronaldo "Fenômeno"

23/01/21 - 10:03

O juvenil Ronaldo Nazário. Foto: Fred A. Antoniazzi
O juvenil Ronaldo Nazário. Foto: Fred A. Antoniazzi

CHICO MAIA

Em janeiro de 1993 o técnico do Cruzeiro, Pinheiro, mandou chamar para se integrar ao grupo de profissionais, o juvenil Ronaldo Luiz Nazário de Lima. No dia da apresentação, lá estava o repórter fotográfico do SETE DIAS, Fred A. Antoniazzi, para fazer este registro. Começava ali a trajetória de um dos maiores jogadores da história do futebol mundial. O “Fenômeno”, Ronaldo, era utilizado nos jogos do juvenil pelo campeonato mineiro enquanto era preparado para atuar no profissional. Estreou em Poços de Caldas, no Estádio Ronaldo Junqueira, no dia 25 de maio de 1993, aos 16 anos de idade, na vitória de 1 a 0 da Raposa sobre a Caldense.

Um ano depois estava no grupo de Carlos Alberto Parreira, na seleção brasileira que seria tetracampeã do mundo na Copa dos Estados Unidos. Não entrou em nenhuma partida, mas na copas seguintes, França/98, Japão/Coreia2002 e Alemanha2006, foi protagonista e se tornou o maior artilheiro brasileiro nas Copas.

Pelo Cruzeiro, marcou 56 gols em 58 partidas profissionais. Depois da Copa de 1994 foi jogar no PSV da Holanda, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e Corinthians, onde encerrou a carreira em 2011.

Veja Mais