Alysson Paolinelli e Neide Reis. Duas personalidades de grande importância para Sete Lagoas e região

15/02/21 - 08:06

Em 1992, Alysson Paulinelli e Neide Reis, em foto do SETE DIAS
Em 1992, Alysson Paulinelli e Neide Reis, em foto do SETE DIAS

CHICO MAIA

Nos anos 1970 ele revolucionou a agricultura brasileira e mundial, promovendo um salto científico e tecnológico, que colocou o nosso Cerrado, até então inexplorado, no centro da produção de alimentos do planeta. Professor, engenheiro agrônomo, Secretário da Agricultura de Minas Gerais entre 1971 e 1974, Ministro da Agricultura entre 1974 e 1979, deputado federal constituinte de 1987 a 1991. 

Fundador e grande incentivador do fortalecimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa -, que se notabilizou mundialmente pelo desenvolvimento do milho e sorgo. Responsável também pelas pesquisas que transformaram Minas Gerais no estado maior produtor de café do Brasil. 

Nascido em Bambuí, formado na Universidade Federal de Lavras, Paulinelli está 84 anos e divide a sua vida entre a fazenda em Baldim e a sua casa na vizinha Lagoa Santa. Foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz de 2021. Ele concedeu entrevista ao Celso Martinelli, que será publicada na próxima edição do SETE DIAS. 

Neide Reis foi educadora, jornalista, colunista social, colaboradora de vários jornais do estado, inclusive o SETE DIAS, historiadora, escritora e folclorista. De família das mais tradicionais de Baldim, era filha de José Quirino dos Reis e Marieta Tomazia da Silva, irmã do ex-prefeito Iton Reis, da Mére Lúcia, Lia Reis, Ene, Elza, Zeca do Cartório, Adélio, Lourdes, João e Ruth (Toca). Mãe do Marcus Vinícius Silva Reis, Delegado Civil no Estado de São Paulo. Uma figura carismática, das pessoas mais queridas da região, que infelizmente nos deixou no dia 10 de janeiro de 2016, aos 80 anos de idade, vítima de câncer de mama.

Veja Mais