O impacto do coronavírus e a importância da capacitação no pós-pandemia

19/02/21 - 09:06

Marília Couto, professora de Direito Constitucional e coordenadora do Núcleo de Relações Jurídicas e Gestão da Una Sete Lagoas
Marília Couto, professora de Direito Constitucional e coordenadora do Núcleo de Relações Jurídicas e Gestão da Una Sete Lagoas

Artigo de Marília Couto, professora de Direito Constitucional e coordenadora do Núcleo de Relações Jurídicas e Gestão da Una Sete Lagoas

O Direito sempre esteve no topo das carreiras mais desejadas no Brasil. Nesse momento de crise gerada pela pandemia do coronavírus, o profissional do direito assumiu mais uma vez o protagonismo, garantindo e defendendo os direitos de toda a sociedade. As mudanças foram céleres em todas as esferas e setores da economia e da vida em geral exigindo ações principalmente por parte das áreas do Direito Civil, do Direito do Consumidor e do Direito Trabalhista, que foram bastante afetadas pela exigência e recomendação de isolamento social. 

No momento pós-pandemia, o Direito, como a maioria das profissões, terá sofrido mudanças, mas seguirá sendo uma carreira muito atrativa. Mas, para chegar ao mercado preparado, a escolha da instituição faz diferença.

 Em Sete Lagoas, o curso de Direito chegou no Centro Universitário Una em 2018, mas com uma experiência de 60 anos da instituição. Presente em diversas regiões de Minas Gerais e de Goiás, é considerado o 2º melhor Centro Universitário privado do Estado, sendo também a melhor instituição privada em Betim, Contagem, Divinópolis, Uberlândia e Bom Despacho, de acordo com a avaliação do IGC (Índice Geral de Cursos) divulgado pelo Ministério da Educação (INEP/ MEC) em dez/2019, o principal indicador nacional de qualidade do ensino superior no Brasil. 

Desenvolvemos nos últimos anos um modelo acadêmico de aprendizagem por competências, que além de gerar conhecimento, desenvolve nos alunos habilidades fundamentais para o mercado. Teoria e prática ocorrem juntos, de forma fluida, integrada, com todos conectados por uma única metodologia. Acreditamos que, assim como em nossas vidas, a educação precisa seguir essa dinâmica conectada com a realidade do mundo. 

Com uma matriz curricular moderna, o programa do curso de Direito abrange conteúdos interdisciplinares e inovadores que asseguram a fluência digital e o aprendizado ativo. O objetivo é promover a formação integral do estudante, não só preparando-o para a prova da OAB, mas desenvolvendo uma visão sistêmica da ciência jurídica, com aprendizado voltado para a solução estratégica dos problemas reais da sociedade. 

A Una faz parte do ecossistema Ânima de aprendizagem, que encoraja seus alunos a explorar na prática a criação de novos conceitos e ideias, tornando-o um profissional resiliente e adaptável a diversos segmentos. Competências como liderança e empreendedorismo também são trabalhadas em todo o curso por meio de estágios, projetos de extensão e de uma metodologia que faz o professor, de forma sistematizada, discutir as aplicações do Direito. 

O Núcleo de Prática Jurídica mantido pelos cursos de Direito favorece o aprendizado prático e o desenvolvimento das competências profissionais e socioemocionais necessárias para a atuação do futuro profissional nas diversas carreiras jurídicas, e principalmente propicia o envolvimento e a prestação de serviços à comunidade de Sete Lagoas. 

Outro diferencial é que os alunos participam do primeiro ao sexto período do desenvolvimento de projetos em clínicas que permitem desde a compreensão da linguagem jurídica até o desenvolvimento de fluência digital e social aplicada ao Direito. 

Além da infraestrutura de ponta, a Una conta com o melhor corpo docente, com profissionais altamente qualificados. São juízes, promotores, defensores, tabeliões e advogados com larga experiência em suas áreas de atuação. 

Na área do Direito as opções e oportunidades são vastas tanto para os cargos técnicos quanto para as vagas na espera pública. Com o bacharelado, o profissional pode prestar concursos públicos para se tornar um analista processual ou para cargos como os de promotor de justiça, juiz, defensor público, delegado, procurador, entre tantos outros. 

Além disso, também existem oportunidades de emprego em tabelionatos, empresas e outras carreiras, tanto de forma autônoma quanto por meio de concurso, ou contrato de trabalho pelo regime da CLT. Quem gosta de ensinar também pode investir na carreira acadêmica, lecionando em universidades e investindo em pós-graduações. 

O Direito é uma carreira linda e protagonista, principalmente em tempos de provação, resiliência, e crescimento da sociedade, como o que estamos vivendo no momento. É tempo de aprendizagem e dedicação. E a transformação passa necessariamente pela educação. 

A Una Sete Lagoas está localizada na Av. Secretário Divino Padrão, n.1411, no bairro Santo Antônio.

imagem

Veja Mais