Pré-candidaturas

23/04/24 - 18:52

Foto: TRE
Foto: TRE

No dia seis de abril terminou o prazo para as escolhas de siglas e trocas partidárias para quem pretende disputar as eleições municipais de outubro deste ano.

A disputa municipal é sempre mais interessante que a estadual e federal porque o cidadão escolhe quem vai cuidar diretamente da sua rua, seu bairro, da escola dos filhos, da saúde da família, da mobilidade urbana, se o dinheiro dos muitos impostos está sendo bem utilizado e por aí vai.

O acirramento dos ânimos é naturalmente maior, já que as candidaturas envolvem pessoas conhecidas diretamente, amigos, vizinhos, parentes, colegas de trabalho, enfim. Cada cidade tem suas necessidades específicas e prioridades maiores.

Sete Lagoas viverá uma disputa diferente, já que o prefeito Duílio de Castro confirmou que é candidato à reeleição, mesmo com as controvérsias quanto a possibilidade de confronto com a legislação, pois em 2020 ele terminou o mandato de Leone Maciel, de quem era vice, na chapa vitoriosa nas eleições de 2016.

Com Duílio candidato o quadro é um, sem ele, tudo muda. O deputado Douglas Melo também confirmou que é pré-candidato, um nome forte também.

Teremos novidades interessantes, que serão testadas nas urnas exclusivamente sete-lagoanas, como o Partido Novo, que entra na disputa local pela primeira vez e uma candidatura do mundo virtual, representada pelo vereador Junior Sousa, que se notabilizou principalmente no Instagram.

O espaço criado por Junior Sousa nas redes sociais se tornou o maior “veículo” de divulgação da cidade e ele foi muito bem votado para deputado federal em 2022, com 25.862 votos (22,02%).

Esta semana, o empresário e ex-presidente da ACI, José Roberto da Silva, foi lançado como pré-candidato do Partido Novo, o que significa a entrada do empresariado local de forma mais incisiva e direta nas eleições municipais. José Roberto é reconhecido por dois grandes mandatos à frente da Associação Comercial e um dos mentores da vitoriosa candidatura de Heloisa Frois, funcionária da entidade, a vereadora em 2020.

Outros nomes estão na pauta, com pré-candidaturas já formalizadas ou em encaminhamento como o vereador Caio Valace, presidente da Câmara Municipal, Dr. Edmundo Diniz, Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Dr. Ramsés de Castro, Mestre em Direito Privado, e a vereadora Carol Canabrava, presidente nacional do núcleo Mulher Avante.

Até as convenções partidárias, de 20 de julho e 5 de agosto, novos nomes surgirão e haverá desistências. De toda forma, a troca de informações sobre todas as possíveis candidaturas aos cargos em disputa é muito importante para a definição do voto.

 

Veja Mais