Coluna Católica

Transformar vivência em experiência

17/01/21 - 11:37

Por Padre Evandro Bastos

PADRE EVANDRO BASTOS

Quando alguém não consegue mais se entristecer ou sentir o impacto da notícia de mais de 200 mil brasileiros levados pela covid, estamos muito perto do desamparo profundo. Não há como ser cristão, ou melhor, ser humano e não sentir o outro ao nosso lado, com seus dramas, dores, dilemas, conquistas, alegrias e realizações. Por isso, afirmo que precisamos entrar para a escola que ensina a transformar vivência em experiência.

Muitos acontecimentos das nossas vivências são rotineiramente ignorados e pouco refletidos. Há nos nossos dias uma simplificação da temporalidade sinalizada sobretudo pela correria frenética que não nos permite mais parar, sentir, meditar, refletir. Tudo está agitado, corrido, hiper. Não dá tempo para nada! Afirmam muitos. E mesmo quando somos obrigados a parar, ficar em casas, fechar as portas e respirar com distanciamento; a maioria não consegue. Não sabe como fazer isso!

Sem respostas, sem orientações, sem planos seguros, os dias vão passando e o ritmo ansioso vai novamente se instaurando. Os casos aumentam e teríamos que retomar àquilo que nem conseguimos fazer da primeira vez. Não nos autorizamos sem o decreto do outro. Não nos organizamos sem a grande lei. Não nos cuidamos mesmo quando a dor passa bem perto de nós. Não aprendemos!

De repente: “Eis o Cordeiro de Deus” e alguns largam tudo e vão atrás Daquele que foi sinalizado como a verdade final. Estão certos! Nosso desejo é de encontrar uma solução. De preferência: mágica! Só não é tão simples assim. As respostas podem até gerar segurança e alguma mudança, mas somente as vivências transformadas em experiências possibilitam o crescimento profundo que precisa ser de deslocamento da culpa no ato de viver, para a consciência de que estamos construindo o caminho. 

O laboratório da vida está aberto. Enquanto estamos tendo oportunidade de mais um dia a cada amanhecer, estamos ganhando uma nova chance de pesquisa, conhecimento, projetos e trabalhos, aprendizagem e crescimento. Negar os fatos ao nosso redor só torna nossa humanidade perdida e ignorante. Agora, toda atenção é pouca: o tempo vai passando; a vida está gritando e as nossas escolhas estão fazendo toda a diferença.
 

Padre Evandro Bastos

Teste