Coluna Católica | 26º Grito dos (as) excluídos (as) | A vida em primeiro lugar

06/09/20 - 08:00

Segunda-feira, 07 de setembro, celebraremos o 26º Grito dos (as) Excluídos (as), cujo tema permanece A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR e as EXIGÊNCIAS: Basta de MISÉRIA, PRECONCEITO E REPRESSÃO! Queremos TERRA, TRABALHO, TETO E PARTICIPAÇÃO!

No Brasil a pandemia aclarou e tangenciou o fosso das desigualdades sociais e fez efervescer a crise sanitária, política e econômica. 

O Trabalho foi esgarçado e os direitos precarizados e a participação minguada. 

 

A luta pela Terra é histórica no país, políticas no sentido da Reforma Agrária são recentes e marginalizadas. Criou-se um imaginário desfavorável à resistência e luta pela terra. Contra a sua expropriação não há imaginário, assim, legitima-se os latifúndios modernos se impõem pelo poder e violência. Há conflitos de terra de norte a sul, das grilagens do campo à especulação nas cidades. 

O Teto é uma lida asfixiante. Ironicamente o comprovante de residência é obrigatório, não possuir é sinônimo de inexistir. As cidades em sua maioria são amontoados habitacionais. Um portão cabe diversas casas. Muitos moram de favor e a outros cabem-lhes a rua. Boa parte dos Municípios não há política pública habitacional. Às vezes, Programas de Habitação Nacional, são feitos entre executivo e o empreendedor, sem partição do povo. Em Sete Lagoas, não há um Plano de política Pública, em consecução. 

Nestes tempos árduos, no vazio e silêncio, gemidos que se avolumaram e se tornaram gritos. Perda de emprego, diminuição de renda, aumentou o contingente dos vulneráveis. O “Brasil” contou e impressionou com o número dos invisíveis pelos CPF´s, não pelo rosto de carne e osso.

 

Nós, forças vivas na Igreja, enquanto Pastorais Sociais e Ceb´s queremos apanhar o seu grito e juntar aos gritos de outros por: Terra, Trabalho, Teto e Participação.

Lembramos que “um galo sozinho não tece a manhã, é preciso de outros galos. É preciso que um galo apanhe este grito e lance a um outro.”

O Papa Francisco lançou este grito: “Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem-terra, nenhum trabalhador sem direitos”. 

 

É tempo de sensibilizar, acolher e cuidar. Sete de Setembro é dia de acolher e lançar o grito:  A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR, basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos terra, trabalho, teto e participação. 

 

Warlem Dias

diaswarlem@gmail.com.br