Coluna das mães merece atenção especial

Pilates e yoga podem ser uma boa opção para manter a coluna vertebral saudável durante a gestação

12/05/23 - 13:00

Stef Ratto, na foto com o filho, teve problemas com a coluna, mas superou
Stef Ratto, na foto com o filho, teve problemas com a coluna, mas superou

Celso Martinelli
Durante a gravidez, o corpo da gestante passa por diversas mudanças físicas e hormonais. Algumas delas podem levar à dor nas costas, tais como o ganho de peso, acrescentando sobrecarga adicional à coluna vertebral; as alterações hormonais, que relaxam os ligamentos e articulações, afetando a sua estabilidade e modificações posturais para conseguir acomodar o crescimento do bebê, pressionando os músculos das costas e o deslocamento do centro de gravidade durante a gravidez, que  coloca mais pressão na coluna e nas articulações da pelve. Além disso, o estresse emocional pode levar a episódios de tensão muscular excessiva.


Segundo o neurocirurgião Felipe Mendes, chefe da Neurocirurgia do Hospital Municipal e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, durante este período, os problemas de coluna mais comuns são a lombalgia (dor na região lombar) e a dor pélvica. “A primeira é uma dor na parte inferior das costas, sendo comum em gestantes devido ao ganho de peso e às alterações do organismo para que o bebê consiga crescer bem. Já a dor pélvica, por sua vez, é causada pelo relaxamento dos ligamentos e articulações, em preparação para o parto.”


Além desses problemas, outras condições podem surgir como a dor ciática - aquela dor que irradia para os membros inferiores - e, até mesmo, hérnia de disco. Para evitá-las, Felipe conta que algumas medidas podem ser úteis às mamães, entre elas um bom controle de postura, evitando permanecer sentada ou de pé por longos períodos e tentar dormir preferencialmente de lado, com os joelhos fletidos e com uma almofada entre os joelhos e outra embaixo da barriga.
Uma outra dica é a prática de atividades físicas, incluindo exercícios de fortalecimento muscular. Pilates e yoga podem ser uma boa opção por serem excelentes em manter a coluna vertebral saudável durante a gestação. O profissional também enfatiza sobre a importância de evitar levantar objetos pesados, fazer movimentos bruscos, manter o peso saudável com uma alimentação equilibrada e realizar acompanhamento médico regular durante a gravidez para ajudar a identificar precocemente possíveis problemas de coluna.


APÓS O PARTO
As mães com crianças de colo podem experimentar alguns problemas relacionados à coluna vertebral, devido ao peso e à demanda física associada ao cuidado. Entre os mais comuns estão as dores cervicais e lombares, relacionadas a atividades como carregar o bebê no colo, empurrar o carrinho ou berço, levantar e abaixar repetidamente para trocar fraldas, amamentar, entre outros.
Foi o caso de Stef Ratto, 30 anos. A publicitária especializada em Marketing Digital e Pessoal conta que sua gestação foi até a 37ª semana, por ter tido uma pré-eclâmpsia e o parto precisar ser induzido. “Por isso não permaneci tanto tempo naquela fase da gravidez em que o bebê está maior, fazendo com que a mãe sinta mais dor. Mesmo assim, sentia dificuldades na hora de deitar, na posição de dormir ou quando andava muito. Mas, as dores nas costas pioraram depois que meu filho nasceu, principalmente quando eu estava para menstruar ou quando o dia estava mais frio. Esse incômodo acontecia ao carregá-lo, ao abaixar, ao pegar alguns objetos e ao trocar fralda, lembrou. A sensação de dor, segundo Stef, era na lombar e, para tentar melhorar, ela buscava aquecer o lugar e tomar analgésicos, vez ou outra, quando a dor estava insuportável. “Elas duraram 1 ano após a gravidez e, apesar de não ter procurado um especialista, comecei a praticar atividade física. Acredito que isso ajudou a dar uma melhorada”, completou.

Veja Mais