Virando a chave com a Psicanálise

Método terapêutico trabalha com o que está escondido no inconsciente do indivíduo. Para Freud, principal objetivo é recuperar a capacidade de amar a si mesmo através da investigação do inconsciente

04/05/21 - 08:17

A psicanalista Carmem de Jesus Costa
A psicanalista Carmem de Jesus Costa

Celso Martinelli

A Psicanálise é um método terapêutico que analisa conteúdos represados no inconsciente das pessoas desde a infância, e que estão ligados à formação psicoemocional e estrutural principalmente na vida adulta. Fundada pelo médico Sigmund Freud, o principal objetivo da psicanálise é recuperar a capacidade de amar a si mesmo através da investigação do inconsciente.

Com sede em Sete Lagoas, a Sociedade Brasileira de Psicanálise e Evolução Existencial (SBPE) possibilita esse estudo através da difusão do conhecimento psicanalítico. À frente da instituição como diretora e supervisora clínica da SBPE está a psicanalista, psicopedagoga, pedagoga, mestre em Educação e mestre em psicanálise Carmem de Jesus Costa, que em entrevista exclusiva ao SETE DIAS conta mais detalhes sobre o método.

O que é a Sociedade Brasileira de Psicanálise e Evolução Existencial?
Carmem de Jesus Costa - Esta é uma Instituição com sede na cidade de Sete Lagoas e polos efetivados em várias cidades de Minas Gerais, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da Psicanálise, representando os interesses da profissão psicanalítica, ofertando cursos para a formação em Psicanálise Clínica, Cursos de extensão do conhecimento psicanalítico e, ainda, o atendimento Clínico Psicanalítico à população. A SBPE é um organismo criativo e dinâmico na difusão do conhecimento psicanalítico, sendo reconhecido por sua destacada participação na Evolução Existencial das pessoas através da aplicação da Psicanálise.

O que difere a Psicanálise da Psicologia e Psiquiatria, por exemplo?Fundada pelo médico Sigmund Freud, a Psicanálise é um método terapêutico que analisa conteúdos represados no inconsciente da pessoa, desde a sua infância, e que estão ligados à sua formação psicoemocional e estrutural da sua existência, principalmente na vida adulta.
Desta forma, a Psicoterapia Analítica tem como objetivo analisar estas pulsões mentais inconscientes que não são percebidas a “olho nu” e, a partir do tratamento psicanalítico, ressignificá-los na vida da pessoa.
O psiquiatra, o psicólogo e o psicanalista trabalham com as considerações da saúde mental e emocional das pessoas, porém, com abordagens diferentes: o psiquiatra é um médico que trata a saúde mental e emocional das pessoas com o medicamento. Já psicólogo trabalha com a evidência, dos fatos e acontecimentos narrados em consultório e que estão ligados ao “aqui e agora”, observando conceitos como cognição, percepção, personalidade, fenomenologia e relações interpessoais, com o objetivo de traçar um perfil psicológico do paciente e encontrar os caminhos para o tratamento.
O psicanalista, no entanto, trabalha com o escondido no inconsciente da pessoa, que forma os conteúdos que afetam a sua vida no “aqui e agora”. Na transferência dos conteúdos organizados pela análise do analisando, identifica-se a pulsão represada e esta é tratada no ambiente consciente pela Psicoterapia Analítica.  

Na prática, qual é o objetivo da Psicanálise e resultados esperados?
A Psicanálise busca compreender os processos reprimidos no inconsciente da pessoa que geram sintomas de angústia, ansiedade, pânico, depressão e muitas outras psicopatologias. No ambiente consciente, ressignificar estes conteúdos sintomáticos para que se estabeleça a cura psicoemocional.
Para Freud, o principal objetivo é recuperar a capacidade de amar a si mesmo através da investigação do inconsciente.

 Como funcionam os diferentes métodos de abordagens da Psicanálise?
A Psicanálise é dotada de várias ferramentas e técnicas no processo do atendimento psicanalítico com aplicação específica, conforme cada caso clínico. O analista atua de forma silenciosa no processo investigativo das mazelas psíquicas do analisando para que este encontre as respostas necessárias para o processo de ressignificação e cura emocional pontual. 

Quem deve procurar um psicanalista?
A análise é um procedimento indicado a todas as pessoas que desejam se conhecerem melhor, se questionarem a respeito de diversas questões de sua vida, reverem seu modo de se posicionar no mundo,  nas relações sociais e afetivas na família e sociedade quando há a ausência de respostas para problemas psicoemocionais não evidenciados naturalmente no dia a dia e que precisam ser ajustados para uma vida melhor.

Como é este mercado de trabalho? Como é a atuação do  SBPE para esta formação?
Muito já se ouviu de que a Psicanálise é a profissão do século! Porém, mais do que nunca se verifica que é a profissão do momento e que existe uma grande oportunidade de mercado no mundo atual, que é uma constante. A sociedade está descobrindo a Psicanálise como um ambiente de tratamento psicoemocional fértil, capaz de contextualizar e repaginar a vida.
Aos que desejam estudar a Psicanálise para serem psicanalistas e/ou apenas para o autoconhecimento das suas interioridades psicoemocionais, a SBPE é uma oportunidade incrível para esta transformação de conhecimentos, pois possui o curso de formação Psicanalítica, alinhado com o chamado “Tripé da Psicanálise”, sendo:  Aplicação da teoria, Análise para o Aluno e Estágio com Supervisão. A nossa nova turma iniciará no mês de maio de 2021.

SERVIÇO:
Sociedade Brasileira de Psicanálise e Evolução Existencial (SBPE)
Endereço: Rua Marechal Teodoro, 195, Centro
Telefones: (31) 3176-7401 e (31) 99916-0788

Veja Mais