Chef Henrique Burd e as sublimes reviravoltas da vida

Uma trajetória marcada por renascimentos, profissões, saberes e sabores

25/04/24 - 09:39

Por Ana Amélia Maciel

 

Henrique Burd, Chef do Ateliê da Cozinha em Sete Lagoas, é o mais novo parceiro do Sete Dias e 7DiasNews para assuntos de gastronomia, bebidas e experiências. 

 

Quem é o Henrique Burd?

Ele se descreve como um apaixonado pela boa cozinha desde adolescente. Carioca, filho de mãe mineira e pai romeno com avó turca, é casado com a psicóloga Ana Cláudia da Silva Junqueira Burd e pai de dois filhos frutos de seu primeiro casamento. Se aventurou na cozinha pela primeira vez aos 15 anos, quando reproduziu um prato de restaurante impressionando seus pais. A partir de então, a busca por aprender técnicas e receitas foi se tornando hábito. Entretanto, quando chegou a hora de escolher um curso superior preferiu se dedicar à área de tecnologia, cursando Engenharia Eletrônica, Programação de Computadores e Análise de Sistemas. Num segundo momento, cursou Administração de Empresas e fez pós-graduação em Marketing. 

Trabalhou em empresas nacionais e multinacionais, teve oportunidade de conhecer vários países, suas culturas e sabores. No universo da gastronomia profissional iniciou atuando como consultor e, posteriormente, abrindo uma loja de empadas na capital mineira. Este empreendimento deixou como herança as empadinhas que hoje fazem sucesso em nossa cidade. Henrique conta que o gosto pela cozinha cada vez mais foi se transformando em fonte de renda e ele foi se dedicando a aprofundar nos estudos, muitas vezes autodidata. 

Na cidade dos lagos encantados criou, há 16 anos, o Ateliê da Cozinha. Em paralelo, montou um Gastropub, foi Chef Curador e um dos idealizadores do Festival Enogastronômico de Sete Lagoas, além de também ter comandado a cozinha da Ilha do Milito por um tempo. Ali fez um grande amigo, o Chef Adan Al Garcia, que o indicou para fazer parte da Federação Italiana de Cozinheiros (FIC), da qual é membro desde 2019, participando de capacitações e congressos. Atualmente, além de ser chef do Ateliê da Cozinha, Burd dá aulas de culinária afetiva para idosos semanalmente no Meu Canto Conviver e é representante de uma empresa de importação de vinhos.  

Ateliê da Cozinha

Segundo Burd, o Ateliê da Cozinha é um restaurante secreto que proporciona experiências exclusivas para até oito pessoas, além de ser o local de produção das famosas empadinhas que são vendidas congeladas. O local funciona somente mediante reserva antecipada e oferece experiências como menu degustação, aula show, mini-cursos e jantares com cardápio personalizado. 

Burd ressalta que tudo é preparado com muito cuidado e carinho para criar uma atmosfera inesquecível para seus clientes, que levam inclusive uma lembrança do momento: “Preparo um livreto com data, quem estava presente, todo o menu que foi servido e um QR Code com a playlist montada para a ocasião”.

Renascimentos

Henrique relata que passou por momentos desafiadores em relação à sua saúde. Sua vida ficou por um fio por três vezes e ele, carinhosamente, se refere a estas situações como renascimentos. O primeiro deles aconteceu quando capotou na Rodovia Presidente Dutra: “O carro virou paçoca, mas eu não tive nada”. 

O segundo deles aconteceu quando estava em uma banca de revistas no Rio de Janeiro e deu um passo pro lado para olhar a capa da Veja com Fernando Collor, no segundo seguinte um ar condicionado despenca do alto do prédio e explode ao seu lado. “Acredite, o Collor salvou minha vida!”, satiriza.

Há dez anos, já em Sete Lagoas, foi surpreendido com o diagnóstico de câncer de mama, ao qual também sobreviveu. “Costumo brincar um pouco com a vida. É a sua postura que vai te levar aos seus resultados. Ou você pratica o coitadismo ou você vai lá e faz, apesar das circunstâncias”, finaliza Burd.

Confira a gravação completa da entrevista no QR Code.

imagem

Veja Mais