Educação de filhos

13/06/21 - 10:24

Aloísio Vander

Infelizmente, até o presente momento ainda não foi fundada sobre a crosta planetária, pelo menos que tenhamos conhecimento, uma faculdade para graduar futuros pais e mães, habilitando-os ao cumprimento do dever sagrado de criar e educar os filhos. No futuro, garantem os Amigos Espirituais, semelhante instituto será materializado no planeta nos moldes dos que já existem no Plano Espiritual.

Se todos os pais, antes de se entregarem à tarefa afanosa de educar, tivessem a oportunidade de estudar a fundo os mecanismos psíquicos do enorme poder de influenciação que exercem sobre o Espírito dos filhos, aliando às informações da pedagogia, da psicologia e de outras ciências do mundo voltadas para o estudo das experiências familiares, o imenso manancial de conhecimentos da Doutrina Espírita sobre esse tema, os pais saberiam, entre outras coisas essenciais, que os filhos se alimentam psiquicamente dos pensamentos criados e sustentados por eles.

Muitos pais perdem a oportunidade de educar convenientemente seus filhos, adotando posturas esdrúxulas em momentos decisivos. Se necessitam ser enérgicos, afrouxam; se carinhosos, tornam-se indiferentes; se o filho é pequeno, tratam-no como se fosse adulto; se adulto, como se fosse criança. Essa postura traz desequilíbrios de vulto, dificilmente reversíveis numa mesma existência, por reforçar ainda mais vícios estratificados na mente, por vezes há milênios.

No livro “Provérbios”, constante da Bíblia e atribuído ao sábio rei Salomão, no capítulo 19, versículo 18, está registrado: “Corrige a teu filho enquanto há esperança”.

A correção equilibrada, o ajustamento harmonioso, a admoestação feita com desvelo, aliada à vivência dos postulados éticos do Evangelho, testemunhando constantemente aos filhos coerência entre o discurso e a prática, converterá o ambiente doméstico em escola bendita, em oásis de paz e reconforto, para que o Espírito, recém chegado aos fluidos densos do mundo material, ali encontre nutrição espiritual permanente, que o fortalecerá para as lutas renhidas que deverá sustentar existência afora, a fim de, ao final da jornada terrestre, conquistar, nos altiplanos siderais, a palma da vitória sobre si mesmo.