Coluna Católica

Semana Santa: Semana Esperança!

28/03/21 - 07:52

Por Padre Evandro Bastos

Padre Evandro Bastos

Nas últimas semanas fui ao cemitério quase todos os dias. As famílias pediam uma oração naquele momento rápido de sepultamento, sem velórios, sem despedidas, e com muitas lágrimas. Negar uma chamada para essa solidariedade seria negar minha vocação. Também é quase impossível controlar as emoções e choro muito com os irmãos e irmãs que choram. Confesso que queria estar vivendo outro momento: mais alegria, mais cura, mais festa e acolhimento. A marca de 300 mil foi via dolorosa nesses últimos dias da quaresma. Não há como fugir! Essa é realidade que precisamos enfrentar e transformar.

Agora, vamos começar a tradicional Semana Santa. Tradicional mas, sem os costumes antigos e as oportunidades de nos reunirmos em comunidade para momentos fortes de reanimação da fé. Outra semana santa bem diferente nos ritos e costumes da Igreja. No entanto, semana de muitas esperanças! 

Estou feliz com a derrota do negacionismo. Quem diria que da “gripezinha” fossemos passar para uma preocupação com vacinação em massa, anunciada após uma reunião com pronunciamento, usando máscara! Mais feliz ainda, é a boa notícia de que as vacinas estão chegando e a produção avança no Brasil e no mundo. A programação é produzir, já em 2021, vacinas para imunizar toda a população mundial. Isso é muito importante! A descoberta e aprovação de um soro anti-covid é outra esperança dessa semana. Novos caminhos, ciência e saúde para todos. Continuemos fazendo bem a nossa parte.

Outra boa notícia é a retomada do auxílio aos mais vulneráveis. As dificuldades de sobrevivência, sustento e trabalho estavam preocupando e gerando quadros de violência. Quantas famílias passando dificuldades e sendo obrigadas a descumprir o isolamento em busca de socorro imediato. A notícia de uma ajuda confirmada, alivia a angustia de ver crianças sem ter o que comer.

Acredito que foi um movimento assim, esperanço, que fez o povo cantar hosana na entrada de Jesus em Jerusalém. Iniciar a semana santa de 2021 com notícias de esperança aquece o coração rumo a grande alegria: A PÁSCOA VEM CHEGANDO!

Padre Evandro Bastos

Teste