Coluna Católica

A VIDA É MAIS FORTE QUE A MORTE

31/03/24 - 09:00

Por Padre Warlem Dias


A vida é mais forte que morte, o amor gera a comunidade de irmãos e irmãs! EVANGELHO (Jo 20, 1-2.11-18)
Primeiro do dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus bem de madrugada e ficou chorando.
Cena desoladora. Uma mulher chorando junto ao túmulo. Seus olhos ainda estão enuviados pela manhã e choro.
Vê simplesmente a aparência de dois anjos, vestido de branco, que lhe interrogam: “Mulher, por que está chorando?” “Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o colocaram.” 
Nesta hora todos querem o corpo. Somos incapazes de ver a semente, que cai na terra, morre e frutifica. Queremos ficar com as cascas. O túmulo não diz nada. O túmulo, agora, é sinal da vitória sobre a morte.
Depois desta fala, Maria virou-se e viu Jesus de pé. Mas, não o reconheceu, seus olhos ainda estavam encharcados de lagrimas, não conseguia ver além. Estava presa ao túmulo. 
Ele ainda pergunta: “Mulher, por que está chorando? Que é que você esta procurando? Era uma busca interminável. A procura do corpo pode levar tempo e no fim encontramos túmulos vazios. Está é mossa busca interminável no caminho de Jesus, que sempre nos pergunta: o que procuras?
Até encontrar aquela voz, que só você, o (a) amado (a) a reconhece o seu ecoar: “Maria”. Ela reconhece a voz do Amado, que perpassou os tímpanos e inundou as suas entranhas, no desejo de abraçar o amado da sua vida.
Ele disse: “Não me segure, porque ainda não voltei para o Pai. Mas vá dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai, que é o Pai de vocês, meu Deus, que é o Deus de vocês”.
A comunidade é de irmãos e irmãs na fala de Jesus. A eclesiologia da comunidade joanina da irmandade, pois o amor gera comunidade e vida. Isto não é um faz de conta, é modo de ser da Igreja.
Ao inclinar diante dos “túmulos de Jesus”: quais as experiências faço de paralisia, medo, alegrias?
A comunidade que pertenço faz a experiência de Irmãos e irmãs?
Então, Maria Madalena foi, anunciou aos discípulos, lavem os pés uns dos outros e espalhem o perfume de Jesus para o mundo.
A vida é mais forte que a morte.
 

Padre Warlem Dias

Teste