Rota 66: a saga de quatros sete-lagoanos nas terras do Tio Sam

Construída em 1926 para ligar Chicago à cidade de Santa Mónica, a rota 66 ficou famosa nas décadas de 1950 e 60 como rota para quem buscava as regiões praianas e mais liberais da California

23/11/23 - 12:32

Os sete-lagoanos Wingrede Lamar, João Nestor, Luciano Maurilio, Geraldo Magela com a bandeira do Cachorrão Moto Grupo, em uma das áreas específicas para motorhome nos EUA
Os sete-lagoanos Wingrede Lamar, João Nestor, Luciano Maurilio, Geraldo Magela com a bandeira do Cachorrão Moto Grupo, em uma das áreas específicas para motorhome nos EUA

Por Maurilio Geraldo Magela
Motociclista participante da expedição

Viajar a turismo aos EUA já não é novidade para muita gente. Entretanto, Os sete-lagoanos Wingrede Lamar, João Nestor, Luciano Maurilio, Maurílio Geraldo Magela e o paraopebense Francisco Nascimento Junior realizaram um desejo que poucos ousaram: percorrer os EUA da costa leste à oeste a bordo de motorhome da classe C30.

A jornada teve início em Forte Lauderdeile, na Flórida, até Pier de Santa Mônica, na Califórnia. No primeiro trecho erámos cinco companheiros a bordo do motorhome, depois ficamos em quatro, já que Dr. Luciano desembarcou na cidade de Chicago (Illinois), em razão de compromissos profissionais. Foram várias semanas a bordo de uma casa sobre rodas.

O objetivo principal consistia em percorrer, num misto de motorhome e motocicleta, o que restou da histórica rota 66. Estrada famosa, construída no ano de 1926, ligando Chicago a à cidade de Santa Mónica, e que nas décadas de 1950 e 60 servia de rota de fuga, por parte da juventude americana da época.

Montados em suas Harley Davidison e Indian, fugiam do conservadorismo que predominava no leste para as regiões praianas e mais liberais da California. Nessa estrada nasceu o primeiro motel, o primeiro McDonald’s do mundo e serviu de cenários para vários filmes famosos. Boa parte dos atrativos originais ainda estão lá e tivemos a oportunidade de visitá-los.
Nos primeiros dias de viagem ficávamos em áreas reservadas para motorhomes. Existem várias em todo território norte americano. Ao custo em torno de setenta a oitenta dólares a diária, com direito a energia elétrica, água e limpeza dos reservatórios.

Algumas noites ficávamos estacionados nas áreas de estacionamento do Walmart. Foram três semanas percorrendo vários Estados americanos. Com direito a passeios na Disney, assistir espetáculos na broadway, em Nova York, visitas ao gradil que dá vista para a Casa Branca e outros pontos importantes de Washington. No Arizona fomos apreciar as paisagens de tirar o fôlego do Grand Kenyon, no Texas.

Paramos no Cadillac Ranch, almoçamos no lendário Big Texan Steak Ranch, famoso pelo bife de 72 onças (2,04 kg). Quem conseguir comer toda a refeição em uma hora ou menos não paga e tem o nome gravado e afixado no restaurante. Nas paredes do dito estabelecimento estão expostos colts.45, estrelas dos xerifes e partes das indumentárias de cawboys, vaqueiros e outros que viveram na região, na época do velho oester. Na parte final da viagem alugamos carro e partimos rumo às famosas praias das Key West e suas magníficas pontes. Ao todo, ora a bordo do motorhome, ora montados em motocicletas e, por fim, para variar, embarcados em um automóvel, foram praticamente quatro semanas de pura aventura.

Valeu cada km e cada centavo investido!

Veja Mais