Crônicas

Sala de aula

19/07/23 - 14:00

Por Élida Gontijo

Sala de aula é um viveiro de inspiração para escrever crônicas. De repente do nada surge uma cena que cutuca a cabeça de uma professora Rabiscadeira de palavras. Outro dia passei por mais uma dessas experiências. Não trabalho com ensino médio, sou a típica professora de ensino fundamental II, amo criar, aproveitar a imaginação dos menores, no médio  o conteúdo do ENEM é extenso, não dá para extrapolar.
Vamos ao acontecimento, outro dia me pediram para aplicar prova para o 3º ano do ensino médio. Era um simulado de química, física, matemática, biologia, só gosto de biologia, as exatas nunca foram minha praia.


    Comecei a observar os alunos, a fisionomia de cada um, daria um filme. Bom se pudéssemos filmar e depois apresentar pra eles. Como o ser humano é interessante, mesmo sem conhecê-los bem, só encontrando pelos corredores da escola, deu para perceber o perfil de cada um. Afinal um simulado são cinco horas, neste fiquei duas, colhendo material para esta crônica.


    Alguns alunos fecham a fisionomia de acordo com as dificuldades das questões, tão jovens e com rugas na testa. Outros levam lanches que dão para um batalhão e descontam toda ansiedade no mastigar, parecem lagartas, no final a lixeira fica lotada de pacotes, guardanapos, garrafinhas e caixinhas de suco.


    Têm alguns alegres, não sei se estão acertando ou estão rindo para não chorar. Há aqueles esperando por um milagre, é nítido que não estudaram nada. As folhas de rascunho vão enchendo de contas, o barulho só das canetas, borrachas que apagam, apagam. De repente surge uma crise de tosse, será código para a cola? Fico desesperada, alerta, afinal um aplicador fica sendo testado todo tempo.


    O relógio corre para eles, faltam questões demais, o coitado do aplicador anda mais na sala que atletas de olimpíadas, já para este o relógio parece estar parado. A aflição com o passar do tempo começa a incomodar alguns, ficam mais nervosos, se alguém fala alguma coisa, respostas ríspidas são dadas. 
    Eles nem sonham que serão personagens, quem manda ter aplicador com imaginação fértil? 
    Espero que estes jovens possam ser aprovados nos cursos que sonham e fiquem alegres por fazerem parte de uma crônica. No final da aplicação me agradeceram, mas quem agradece agora sou eu:
    Gratidão alunos do 3º ano ,do ensino médio, do Colégio Caetano.

  Élida Gontijo- julho 2023.  
 

Élida Gontijo

Élida Gontijo