Crônicas

Pescador de homens

02/08/23 - 14:00

Por Élida Gontijo

Pedro, o grande apóstolo, foi chamado por Jesus de pescador de homens. Estava analisando este título ou melhor, a grande missão a ele confiada. Será que temos ainda pescadores de homens? O padre Júlio Lancelloti, pode ser considerado um deles, como alguns sacerdotes também. Mas esta missão pode se estender a cada um que acredita em Deus e em seus ensinamentos.


    Não é fácil exercer uma função tão importante, necessária, empática. Quantas vezes desistimos da pescaria por dar trabalho ou mesmo por preguiça de sair da zona de conforto. A pescaria aponta a nossa frente e muitas vezes desviamos o olhar. Quantas pessoas que passam por nossas vidas precisando ser pescadas por nosso amor, atenção ou mesmo um ouvido amigo? Muitas vezes não somos os pescadores, mas quem precisa ser pescado, tudo tem dois lados.


    Há diversos homens precisando ser pescados , assim como existem diversos tipos de peixes e formas de pescar. Quantos idosos pedindo uma pequena isca, crianças com fome, as mães que perdem seus filhos para as drogas, prostituição, crimes. Pai de família desempregado, professor desrespeitado, mulheres abusadas, mesmo os representantes de Cristo, que largam suas famílias para seguirem a missão de evangelizar e são considerados como pessoas que não têm problema nenhum. Entram também os homossexuais, negros, quantas espécies sedentas da isca da vida!


    Não adianta se considerar cristão e fechar os olhos para a realidade, evangelizar é ir em busca do outro que precisa da gente ou mesmo aceitar que nós precisamos. É preciso colocar o barco para navegar , mesmo com ventos bravios, confiar sempre naquele que nos guia. Ter uma fé imensa e a persistência de jogar as redes e quando retornarmos em terra firme olhar o resultado e ver que a pescaria foi boa, a rede lotada daqueles que chamamos de irmãos.
    Lancemos as redes, deixemos a brisa tocar nossos rostos, o barulho da água acalentar nossos ouvidos e a firmeza das mãos para remar, viver o ofício dos pescadores de homens.
 Élida Gontijo- julho de 2023.
 

Élida Gontijo

Élida Gontijo

Veja Mais