Seus Direitos

E O FUTURO CHEGOU???

Nesse momento você deve estar se perguntando: “Futuro? Que futuro? Chegou para quem? Onde?”

21/10/22 - 07:30

Por Dra. Rafaela Felix

Calma, caro leitor, que eu já te respondo.

E eu estou falando do futuro para os Cartórios, é isso mesmo, você não entendeu errado. Os cartórios oferecem serviços que guardam relação direta com a cidadania, ao lavrarem assentos de nascimento, por exemplo, interferindo também nas atividades mercantis das pessoas jurídicas, além de registrarem manifestações de vontades, negócios jurídicos, tais como uma compra e venda, dentre outras atividades.

A Pandemia trouxe inúmeras coisas ruins, mas o ponto positivo que podemos extrair dela, foi a necessidade repentina que ela trouxe para que os Cartórios evoluíssem em um piscar de olhos.

 

E você deve estar se perguntando, mas que evolução é essa gente, que ela tanto fala? Estou falando do Atos eletrônicos, hoje os Cartórios já realizam inúmeros atos eletrônicos, sem a necessidade de o cliente ter que se descolocar até o Cartório. Ah, sim, o futuro chegou para os Cartórios, e eu falo de todos viu!!

 

Hoje não precisamos nos deslocar mais para solicitar uma certidão de nascimento ou casamento, ou até mesmo, olha que legal, para assinar uma escritura ou reconhecer firma em um documento de venda de veículo.

 

É caros leitores, o futuro chegou para os Cartórios, e em especial para os Cartórios de Notas, famosos por elaborarem escrituras, procurações e reconhecimento de firma. Essa novidade ocorreu por meio do provimento número 100 do Conselho Nacional de Justiça com a criação da plataforma do E–Notariado, no intuito de possibilitar a lavratura/elaboração de Atos Notariais por meio digital de forma a uniformizar os Atos eletrônicos em todos país.

 

A modernidade invadiu o mundo dos Cartórios, tão presente na vida dos cidadãos e veio para facilitar e ajudar a todos!!!

Dra. Rafaela Felix

Especialista em Direito Notarial e Registral
Bacharel em Direito pela Puc Minas
Advogada Licenciada | Oficial de Cartório
 

Veja Mais