Vacinação de idosos a partir de 80 vai até sexta e Prefeitura pede calma para evitar tumulto

04/03/21 - 09:34

Idosos sendo vacinados no ginásio coberto
Idosos sendo vacinados no ginásio coberto

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na quarta-feira (3) o cronograma de vacinação voltado aos idosos a partir de 80 anos e também de idosos a partir de 87 anos que tomaram a primeira dose da Coronavac. Até esta sexta-feira (50, os Os idosos a partir de 80 anos poderão ser vacinados no estacionamento do Unifemm, no ginásio Dr. Márcio Paulino, que fica na Praça da Feirinha, e na Faculdade Santo Agostinho, no bairro Jardim Europa, de 08h30 às 17h.

"Podem vir com calma, em horários mais tranquilos. Não há necessidade de todos irem em um mesmo momento, para evitarmos aglomerações, pois sabemos que é um grupo que requer cuidados especiais e não há a necessidade de se formar filas. Temos vacina suficiente para todos dessa faixa etária", pede o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta.

Já os idosos a partir de 87 anos que receberam a primeira dose da vacina Coronavac estão recebendo a segunda dose, também de 3 a 5 de março, de 13h às 18h, no Shopping Sete Lagoas, pela portaria da loja C&A. Os idosos de 86 anos ainda não receberão o reforço porque ainda não se passou o prazo mínimo entre as doses estabelecido pelos fabricantes da vacina.

Outro foco da vacinação é direcionado para os profissionais de assistência à saúde a partir de 30 anos que perderam o ciclo da 1ª dose. A diferença é que agora foram incluídos nesta etapa os médicos veterinários. Eles devem tomar a primeira dose da vacina nesta sexta-feira, dia 5 de março, de 08h30 às 17h, no estacionamento do Unifemm. Os documentos obrigatórios são carteira profissional provando ser da área da saúde e comprovante de profissional vinculado ao risco do atendimento Covid.

Os idosos acamados ou com dificuldades de locomoção devem agendar a vacinação em domicílio ligando para o posto de saúde (ESF) mais próximo de sua residência. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde fará a imunização na casa do idoso. 

Até terça-feira foram vacinados com a 1ª dose 5.294 profissionais de saúde e 1.896 idosos. Com a 2ª dose, foram 3.636 profissionais da saúde e 124 em asilos. No total, 7.190 pessoas receberam a 1ª dose e 3.767 receberam a segunda dose. 

Veja Mais