Crônicas

Travessia

È preciso abrir caminho, passagem, há obstáculos diversos, mas a coragem, o enfrentamento vai a frente.

25/01/23 - 14:00

Por Élida Gontijo

Há caminhos muito estreitos, não cabendo os pés ao mesmo tempo, é preciso colocar um, depois outro, devagarinho, sem olhar para o lado, só seguindo.
    Alguém poderá sugerir outros caminhos, mas o caminho é do caminhante, ele pensa fazer a sua rota, mesmo que muitas vezes fique perdido, mas tentou , enfrentou. No caminhar logicamente terão outros caminhantes a estrada não é isolada , alguns ajudarão, outros tentando ajudar poderão muitas vezes atrapalhar , faz parte da travessia. Alguns vão querer competir para chegar mais rápido, não observando que você não tem pressa a  caminhada é o seu viver e isto lhe preenche.
    È preciso atravessar, muitas vezes cairá, os joelhos ficarão ralados, há cascalhos no caminho, mas a pele vai cicatrizando , cada dia é um novo dia. Quantas surpresas, quanto aprendizado, caminha caminhante !
    Quantas paisagens lindas aparecerão de repente, logo após uma subida imensa. Ali terá uma água tão transparente e cansado beberá com as mãos em concha do líquido da vida, devagarinho, sentindo descer macia aquela água fresquinha , livre de bactérias, cheia da energia que precisa.
    E vai seguindo o seu caminho, o caminhar ganhando mais firmeza, mais autonomia, mais  leveza, a sua carga já não lhe pesa, sabe como conduzi-la. A pele já estará acostumada com o sol, os pingos da chuva ou mesmo a poeira . não  preocupa com o passar do tempo, o importante é a trilha que escolheu.
    Segue a travessia, caminho, rua , avenida, estrada, cidade, não interessa , quando assustar sentirá que é outra pessoa, a rota foi boa, pois foi feita por seus pés, guardará sempre a lembrança dessa travessia que lhe fez ser você mesmo um caminhante que cresceu no caminhar.
A vida se faz no caminhar.
Èlida Gontijo- janeiro de 2023.

Élida Gontijo

Élida Gontijo