Dra. Fernanda Vieira | O Ceratocone

30/10/20 - 08:00

A Córnea é a parte da frente do olho em formato de cúpula.  Sua função é focar a imagem na retina (fundo do olho) para formar a visão. No Ceratocone, a córnea apresenta uma curvatura acentuada, em formato cone, causando distorção da imagem e visão embaçada. 

 

O que causa o Ceratocone?

O ato de coçar os olhos é uma das causas do Ceratocone. Coçar enfraquece a córnea e provoca seu encurvamento. 

O Ceratocone surge na infância/adolescência. Nesta faixa etária, a córnea por ser mais maleável, fica mais suscetível aos danos causados pelo ato de friccionar os olhos.  

Filhos de pais com Ceratocone tem uma chance maior de ter a doença. Quadros sistêmicos como a Síndrome de Down, por causar alterações na formação do colágeno, são também associados ao Ceratocone. 

 

Quais os sintomas do Ceratocone?

O encurvamento excessivo da córnea provoca graus elevados de miopia e astigmatismo. Os pacientes apresentam visão embaçada, dificuldades escolares, intolerância à luminosidade. 

O diagnóstico é feito pelo médico Oftalmologista, baseado na história familiar, no quadro de alergia ocular, e no exame oftalmológico. 

 

Qual é o Tratamento?

O tratamento do Ceratocone vai depender da idade do paciente e do quanto a doença está avançada.

 

Tratamento da alergia ocular

Todo caso de alergia deve ser tratado. É fundamental prevenir a coceira dos olhos.  Os cuidados começam em casa, mantendo o ambiente limpo, arejado, isento de objetos que acumulem poeira.  Também incluímos aqui o uso de colírios e o acompanhamento com médico alergologista.

 

Óculos

Fornecem uma boa visão somente nos casos iniciais. Com a progressão da doença, são insuficientes e poderemos optar lentes de contato ou cirurgia.

 

Lentes de contato

O modelo ideal são as Lentes Rígidas porque corrigem melhor o astigmatismo que as lentes gelatinosas. Hoje o mercado oferece inúmeras marcas e modelos de lentes especiais para Ceratocone. 

 

Cirurgia de Anel de Ferrara

Nesta cirurgia, é implantado um anel de material inerte na córnea. Este anel provoca redução na sua curvatura e melhora consideravelmente a visão. A cirurgia de implante não é considerada uma cirurgia de correção de grau. Sua finalidade é a reabilitação da visão do paciente que não tem boa visão com os óculos. Mesmo após a cirurgia do anel, pode ser que o paciente ainda necessite de óculos ou lentes de contato.

 

Crosslinking de colágeno

Neste tratamento, o olho é exposto à radiação UVA, sob o efeito de Vitamina B2. Ocorre uma reação química que promove o endurecimento da córnea, impedindo o aumento de sua curvatura. 

 

Transplante de córnea 

É indicado para casos avançados de ceratocone. Hoje, em função das outras opções terapêuticas, a necessidade de transplante de córnea vem se tornando cada vez mais rara. 

 

imagem

 

Dra. Fernanda Vieira de Souza 

Oftalmologista Geral 

(31) 3775-2047  

(31) 9.8545-8870

Instagram:  @drafernandaoftalmologista

 

Veja Mais