O vereador Rodrigo Braga (MDB) não é mais líder do governo Douglas Melo (PSD) na Câmara Municipal. O desligamento foi formalizado na última quarta-feira, 23, por meio de carta enviada ao gabinete do prefeito. O parlamentar justificou que a decisão se deu após uma “profunda reflexão pessoal”, motivada principalmente pela falta de tempo hábil para exercer a função com a dedicação exigida.

FIRME NA BASE
Na mesma carta, Rodrigo Braga fez questão de ressaltar que a saída da liderança não se trata de um rompimento com a atual gestão municipal. “Mantenho meu compromisso com os projetos e avanços que vêm sendo conquistados em prol da população sete-lagoana”, escreveu. O vereador reforçou ainda que continuará colaborando com o Executivo “sempre que for convocado”, reafirmando seu alinhamento com o projeto político de Douglas Melo.
DOIS MESES
Rodrigo Braga assumiu a liderança do governo há exatamente dois meses. Agora, cabe ao prefeito eleger uma nova liderança que terá como principal missão defender projetos e também rebater críticas ao governo durante as reuniões plenárias. No momento, os nomes mais cotados são dos vereadores Caio Valace (PDT) e Ismael Soares (PSB). Ismael, inclusive, foi um líder com atuação aprovada na gestão do ex-prefeito Duílio de Castro (PSB).
COOPERSELTTA E CLEITINHO
O vereador Marcelo Cooperseltta (Mobiliza) conquistou um apoio de peso para defender sua proposta de burlar o pedágio da BR-040. Na última terça-feira, 21, ele gravou vídeo no local onde tem um desvio improvisado com o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos). Eles pararam motoristas que trafegavam pela rodovia e fizeram pesadas críticas. “Não vou tolerar isso aqui”, disparou o senador. “Isso aqui é um roubo legalizado”, completou o vereador.
APENAS ENGAJAMENTO
O vídeo de Marcelo Cooperseltta e Cleitinho teve forte engajamento nas redes sociais, mas não deve passar de uma dica de caminho alternativo. Na prática, o tom de protesto não terá nenhuma efetividade para mudar o contrato de concessão da BR-040. O pedágio vai continuar com o preço de R$ 15,50.
VELHA POLÍTICA
Circulam em redes sociais vídeos com ataques a Douglas Melo. Montagens de qualidade duvidosa e carregadas de ilações tentam desarticular o forte grupo político do prefeito. Em um deles, a narrativa é formada por boatos de perda de apoio de cidades da região que já estariam fechadas com um deputado forasteiro do Vale do Mucuri. No outro, o foco é a vida particular da família do prefeito.
ENEFÍCIOS DA FUNÇÃO
O cargo de líder de governo é cobiçado. O vereador que assume a função, obviamente, tem maior poder na Prefeitura. Muito mais do que indicar postulantes a cargos comissionados, o escolhido tem a prerrogativa de ter ligação direta com secretários municipais e acesso facilitado ao gabinete do prefeito. Afinal, líder é líder.
CEMITÉRIO VERTICAL
O vereador Eraldo da Saúde (PSB) apresentou um Anteprojeto de Lei Complementar na Câmara Municipal que autoriza a implantação de cemitérios verticais em Sete Lagoas. A proposta já foi aprovada em 1º turno e, se vingar, provocará uma mudança no Código de Posturas do Município. Atualmente, a cidade conta com dois cemitérios públicos (Santa Luzia e Santa Helena) e um particular (Parque Boa Vista).
FORÇA PET
Já Ismael Soares (PSB) apresentou Projeto de Lei para criação da Subsecretaria Municipal de Proteção Animal. A estrutura, proposta para defender a causa animal seria vinculada à Secretaria de Saúde e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo.