A criação de ambientes propícios para inovação são fundamentais para o desenvolvimento econômico e regional e desempenham papéis cruciais na modernização e no crescimento sustentável das economias. Neste contexto, os ecossistemas de inovação reúnem empresas, universidades, centros de pesquisa, startups e investidores, criando um ambiente propício para o surgimento de novas ideias e tecnologias. Essa interação facilita a transferência de conhecimento e promove a colaboração entre diferentes atores, acelerando o desenvolvimento de soluções inovadoras.
O Santa Helena Valley – Ecossistema de Inovação criado no município de Sete Lagoas é um bom exemplo de movimento de inovação cujo objetivo é desenvolver o território.
O Movimento pela Inovação pretende desenvolver a cultura da inovação, criar ativos no território, ideias de negócios, fomentar, criar e apoiar empresas, startups e pesquisadores na inovação, encurtando a distância entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento para transformar o conhecimento produzido em parques tecnológicos, incubadoras e universidades em produtos e negócios de sucesso, gerando emprego e renda.
A iniciativa conta com a participação de importantes instituições e organismos multilaterais do campo da inovação e da pesquisa, como SEBRAE Minas, SICOOB Credisete, CDL Sete Lagoas (Câmara de Dirigentes Lojistas), ACI Sete Lagoas (Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas), EMBRAPA, indústrias, comércio e serviços, universidades, Poder Público, entre outros.
Em novembro de 2023, iniciou-se o processo de ativação do Ecossistema Local de Inovação (ELI) de Sete Lagoas por meio do evento “Café com Inovação”, através da metodologia estruturada do Sebrae Minas com o apoio da Comunidade Santa Helena Valley.
Entre fevereiro e junho de 2024, os stakeholders do ELI Santa Helena Valley participaram de encontros mensais estruturados, itinerantes, colaborativos e que geraram resultados significativos para a ativação do ELI, a saber:
1.Reafirmação de conceitos essenciais sobre a composição de um Ecossistema Local de Inovação.
2.Redesignação do nome Santa Helena Valley, anteriormente utilizado para nomear a comunidade, e que agora passa a identificar o Ecossistema Local de Inovação de Sete Lagoas.
3.Estruturação da governança necessária para a gestão eficaz da agenda de inovação, incluindo a criação de comitês responsáveis por diferentes áreas estratégicas, definição de processos de tomada de decisão transparente e inclusiva, e estabelecimento de mecanismos de monitoramento e avaliação contínua das iniciativas.
Nesta continuidade das consultorias ao ecossistema de inovação de Sete Lagoas, no segundo semestre de 2024, visa-se assegurar o êxito das atividades de estruturação da governança do ELI, para alcançar o desenvolvimento sustentável, fortalecer o ecossistema e criar um ambiente propício à inovação, à colaboração e ao crescimento econômico e social.
Neste momento está em processo de validação pelos atores, o documento “Pacto pela Ativação do Ecossistema de Inovação em Sete Lagoas” que visa estabelecer um compromisso colaborativo para fornecer pilares para sustentar o ecossistema de inovação de Sete Lagoas, buscando transformar a cidade em um centro de criatividade, tecnologia e empreendedorismo.
No último dia 09 ocorreu mais um encontro do ecossistema com objetivo de lançar a nova marca do SHV, apresentar o pacto pela inovação e a carta pela inovação.
Venha fazer parte também deste movimento em prol da inovação e do desenvolvimento sustentável de Sete Lagoas.