Rosácea

Por Dr. Bernardo Teixeira

Essa condição é uma doença vascular inflamatória crônica, com períodos de remissões e outros de exacerbações, em que a pele que é reativa torna-se vermelha, com bolinhas, vasinhos dilatados e algumas lesões parecidas com espinhas, por isso também conhecida como acne rosácea. Embora ela apareça em pessoas de pele bem clara, pode também surgir em pessoas com outro tipo de pele, sendo mais comum em mulheres a partir dos 25 anos, mas também pode se desenvolver em homens, e neles, o quadro tende a ser mais grave.

. O que causa a rosácea?

Embora a causa exata dessa doença ainda não seja completamente compreendida, pesquisas sugerem que uma combinação de fatores genéticos, imunológicos e ambientais possa estar envolvida no desenvolvimento e agravamento dessa doença. O Dr. Bernardo ressalta que essa condição pode se manifestar de maneira diferente em cada indivíduo.

. Quais são os sintomas da rosácea no rosto?

*Vermelhidão persistente ou transitória.

*Presença de pequenos vasos sanguíneos visíveis na pele (telangiectasias).

*Pequenas lesões semelhantes à acne, com ou sem pus, na face (pápulas e pústulas).

*Aumento do tamanho e da espessura do nariz (rinofima).

*Sensação de calor, ardor, coceira e pinicação na pele.

*Pele mais seca, sensível e irritada.

*Inflamação, vermelhidão, coceira e ardor nos olhos (rosácea ocular).

. Quais são os tipos de rosácea?

– Grau I: é o subtipo mais comum da doença e é caracterizada por vermelhidão persistente no centro do rosto. Essa vermelhidão pode ser acompanhada por uma sensação de calor, ardência ou formigamento na pele.

– Grau II: é caracterizada pela presença de pápulas (lesões avermelhadas e elevadas) e pústulas (lesões contendo pus) no centro do rosto, semelhantes às lesões de acne.

– Grau III: é um subtipo menos comum, mas pode causar alterações significativas na aparência da face. Essa forma de rosácea é caracterizada pelo espessamento e aumento da pele, especialmente no nariz, uma condição conhecida como rinofima.

– Grau IV: a pele adquire o aspecto deformante de casca de laranja seca. 

Outros sinais incluem olhos secos, sensibilidade à luz, visão embaçada e inflamação das pálpebras (blefarite).

. Como tratar à rosácea?

O tratamento da rosácea pode variar de acordo com o tipo e a gravidade dos sintomas. O dermatologista pode prescrever cremes, géis tópicos ou tratamentos a laser. Busque identificar e evitar os gatilhos que desencadeiam os sintomas da rosácea. Evite alimentos picantes, bebidas alcoólicas, exposição excessiva ao sol e temperaturas extremas.

O Dr. Bernardo ressalta que é fundamental consultar um dermatologista para obter um diagnóstico correto e um plano de tratamento individualizado para a rosácea. Cada caso é único, e o médico poderá orientar sobre as melhores opções de tratamento para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

A clínica Derm Way está à disposição para tirar suas dúvidas. Telefone para contato: (31) 3773 1234.

A clínica está localizada na Rua Princesa Isabel, 245, Centro em Sete Lagoas e atende de Segunda a Quinta de 08 às 17:30h e Sexta de 8h às 17h.

https://www.instagram.com/drbernardoteixeira