Que caminhem, viajem e ponham em prática

Banheiro Sofisticado

Em tempos de campanha eleitoral seria ótimo se todos os candidatos, a vereador, prefeito e vice, falassem sobre os problemas e possíveis soluções para questões simples para o nosso dia a dia e qualidade de vida.
Seria muito bom se eles prometessem uma coisa fácil de cumprir, inclusive ótimo para a saúde deles e de toda a população, em todas as faixas etárias: caminhar pela cidade, muito, praticando esportes ou simplesmente passeando. Enxergariam situações que, de carro, é impossível ver, como a falta de tampas em bueiros, a dificuldade que pedestre tem para andar sobre as calçadas, ocupadas por lixo ou material de construção, construídas com ardósia ou cerâmica lisa, fáceis de se escorregar, e a completa falta de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldades de mobilidade.
Também veriam como ciclistas não respeitam espaços que deveriam ser exclusivos de quem está a pé. Motociclistas e motoristas que não respeitam sinais de trânsito amarelos nem vermelhos.
Enxergariam bem de perto a poluição visual, efeito de tantas faixas, cartazes e panfletos afixados em postes, paredes e muros, públicos e privados.

Lixeira Garrafas

Veriam que, quando precisassem de um banheiro, passariam enorme aperto, já que não há banheiros públicos espalhados pela cidade. Em determinadas situações, se a pessoa não encontrar algum comércio ou um morador de alma bondosa que lhe ceda um banheiro, terá de se virar na rua mesmo, atrás de uma árvore ou uma moita, se houver.
O candidato que andar pela cidade verá que as ruas e praças da cidade poderiam estar (e serem) mais limpas, caso os cidadãos e cidadãs fizessem a parte deles. Mas, para isso, precisam ter lixeiras acessíveis, coisa rara na cidade, também.
Eleito, todo vereador, prefeito e vice deveria viajar, muito, às suas custas, obviamente.
Não importa para onde, desde que o lugar tenha bons exemplos dados por seus governantes. Há milhares mundo afora! Em Minas e Brasil, nem tantos, mas há. Pelo mundo, centenas, milhares.
Atualmente a imprensa mundial está com as atenções voltadas para Paris, por causa dos Jogos Olímpicos. O SETE DIAS, inclusive, está lá também.
De lá, chegam imagens como essas: exemplos de coisas simples, que tornam a vida dos moradores e visitantes mais fáceis e agradáveis, como: acessibilidade para cadeirantes, banheiros públicos 24 horas, lixeiras de todos os tipos espalhadas pela cidade, enfim. . .

Cadeirante