Por Dr. Breno Dayrell Silva Cunha -RQE N 47900
A acupuntura é uma prática da medicina tradicional chinesa que tem sido utilizada por médicos há milhares de anos para tratar uma ampla gama de condições de saúde. Ela consiste na inserção de finas agulhas em pontos específicos ao longo do corpo, aliviando sintomas. Nos últimos anos, a prática ganhou popularidade na medicina ocidental como uma alternativa segura e eficaz para diversos problemas de saúde.
Para os idosos, em particular, o tratamento com acupuntura pode ser extremamente benéfico por várias razões. Uma das principais vantagens é a capacidade de reduzir as doses de alguns medicamentos. À medida que envelhecemos, nossos corpos se tornam mais sensíveis aos efeitos colaterais dos remédios, e o uso combinado de determinadas drogas pode aumentar o risco de reações adversas. Ao introduzir a acupuntura em nossa rotina de cuidados, podemos melhorar o bem-estar geral e a adesão a outros tratamentos.
Foi demonstrado que a acupuntura ajuda a aliviar as dores em geral, especialmente osteoartrite, as neuropáticas, os problemas no pescoço e nas costas. Isso melhora a mobilidade e auxilia na independência do idoso, permitindo que ele realize atividades de que gosta sem depender de auxílio. A acupuntura também tem mostrado resultados positivos no tratamento de insônia, depressão e enxaqueca, melhorando o convívio social na terceira idade e fazendo com que ele se sinta mais confiante e menos sozinho.
É uma opção de tratamento de baixo risco, praticamente indolor, que raramente causa reações negativas nesses pacientes, já tão expostos e, por vezes, cansados da rotina dos consultórios de diversas especialidades. As agulhas utilizadas são estéreis e de uso único, o que reduz significativamente o risco de infecção e outras complicações.
Portanto, a acupuntura deveria estar no radar de todos aqueles que desejam viver bem por muitos anos.
Dr. Breno Dayrell Silva Cunha
Médico acupunturiatra, anestesiologista e clínico da dor
Instagram: https://www.instagram.com/acupunturasetelagoas/?hl=pt-br
Telefone (31) 31524300