O GRITO

 Por Padre Warlem Dias

“Nestas margens estreitas demais. Deus ciou o infinito pra vida ser sempre mais.” Ouviram o nosso grito: Todas as formas de vida importam. Mas, quem se importa?

“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas.” O nosso grito ecoa: Todas as formas de vida importam. Mas, quem se importa? As margens estreitas gritam contra as margens plácidas. Há séculos este “grito calado” vem tomando forma e torna-se um uníssono: Todas as formas de vida importam. Mas, quem se importa? As margens plácidas abafam. Pequenos grupos, minorias abraâmicas resistem. Em 1993, a Campanha da Fraternidade colocou o dedo na ferida do Brasil e nos perguntou: “Onde moras?” Já tínhamos pessoas em situação de rua, não era o contingente de hoje. Tínhamos cortiços, palafitas, favelas e casas inacabadas há mais de 30 anos, naquela época. Em 1996, a Igreja assume o grito, com a Campanha da Fraternidade e os excluídos: “Eras tu Senhor.” Era uma constatação! Existe um mundo dos excluídos, às margens dos bens da criação. Na oração eucarística I, reza-se: “Por ele não cessais de criar e santificar esses bens e distribui-los entre nós”. Tudo isso nos põem a refletir. “É preciso sermos menos moderados no discurso e mais radicais na ação”, Dom Luciano Mendes. Vivemos um clima antissocial, de desmonte de ações solidárias e políticas públicas, violação dos direitos humanos, “graves violações da dignidade humana”, Papa Francisco.

As margens estreitas resistem, como uma “voz que clama no deserto”, pequeno “resto” ou “minorias abraamicas”. As margens plácidas querem ufanismo, sem olhar O Brasil Que Temos e O Brasil que Queremos. Gritamos: Independência para quem? Sede e Fome de que? Mas, quem se Importa? Com o RESTO e as MINORIAS?

Quem se importa? Com os pretos e as pretas resto dos escravizados, os indígenas Kaxixos e com as mulheres vítimas de toda exclusão e violências inclusive na Igreja. A quem isso interessa? Patriarcado e colonialismo!

Quem se importa? Com este “tiquinho” de pessoas gritando?

Muitos já não andavam com Eles. E Jesus nos pergunta: “Vós também querem Ir embora?” Jo 6,68. “Deus criou o infinito para a vida ser mais”.