Vanessa Karam - Biofilia

05/06/20 - 12:56

Sempre gostei de me cercar de plantas e flores. Acho mesmo que alegram os ambientes e trazem aconchego. Amo plantar sementes, bulbos e raminhos. Admiro a vida latente que há nessas promessas de brotação: incrível capacidade de multiplicação para o bem!

 

Há muito venho acompanhando as tendências mundiais para a Arquitetura e o Design de interiores e a presença de vasos de plantas ou mesmo pequenos arranjos em potinhos e terrários é crescente.

 

Agora, mais que nunca, neste mundo pandêmico, assistimos ao alívio da natureza frente à redução da poluição e à trégua que a humanidade se viu obrigada a dar à fauna e à flora. Rios mais limpos, céu mais azul, floradas precoces e a volta de bichinhos que viviam à espreita da humanidade insana. Noites mais estreladas...

 

O mundo pós-pandemia promete ser mais antenado às necessidades “ultra-higiênicas” e sanitizantes, com revisão das normas arquitetônicas e urbanísticas de equipamentos, distanciamentos e arranjos espaciais. Estações de higienização, escudos, anteparos, delimitação de áreas, sinalização... São muitas as medidas ostensivas voltadas ao estímulo comportamental em favor da salubridade. Não basta que as instituições sejam seguras; elas precisam garantir que o usuário tenha essa certeza.

 

É aí que volto ao mundo das plantas... Porque se por um lado essa arquitetura nos lembrará constantemente das crescentes ameaças biológicas, por outro teremos que adotar medidas que amenizem o impacto dessa realidade assustadora. Um dos “antídotos” a essa preocupação é o conceito da Biofilia: a tendência natural de voltarmos nossa atenção e valor ao que é vivo. Na Arquitetura isso se faz no paisagismo, mesmo que, por ausência de espaço ou recursos, ele se limite a um pequeno vaso de suculentas num cantinho estratégico. 

 

Além da beleza inegável das plantas, a ideia é valorizar a vegetação viva e real, capaz de oxigenar e climatizar de verdade os ambientes. O efeito é terapêutico: vida que pulsa, dentro e fora de nós!

 

Vanessa  Karam

Arquiteta e Urbanista 

vanessakaram77@gmail.com

facebook.com/vanessakaramarquiteta

instagram.com/@vanessa_karam2