Artigo

Receita da Caneca Mineira

14/03/22 - 16:09

Receita Caneca Mineira @canecasincera
Receita Caneca Mineira @canecasincera

Por Gastronomia - Caneca Sincera

Janine Avelar

Ninguém pode negar que esse finalzinho do verão está realmente escaldante. Na coluna de hoje trouxemos uma receita de café gelado para alegrar os paladares de quem ama café, doce de leite e paçoquinha! 

Essa mistura com a cara de Minas Gerais, foi criada em parceria com Barista Pedro Martuchelli (@martuchelliph), com o intuito de trazer doçura e refrescância. 

Para preparar vamos utilizar os seguintes itens: 

  • 200 ml de leite integral gelado (preferência para leite integral, pois precisamos da gordura do leite).
  • 100 gramas de doce de leite de sua preferência (refrigerado). Caso prefira, use a versão diet!
  • 1 paçoca, marca de sua preferência (tipo rolha -15g).
  • 2 a 3 pedras de gelo;
  • 1 espresso ou coado forte.
Modo de preparo:
Prepare o café e reserve.
Utilizaremos a Prensa Francesa como item para produção do leite aerado, que acompanha a receita. Despeje os 200ml de leite gelado integral dentro da Prensa Francesa. Coloque o êmbolo e faça movimentos de cima para baixo para que o filtro passe pelo leite e o faça movimentar também com velocidade constante para ter um leite mais denso e cremoso. Reserve.

Se não tiver a Prensa Francesa coloque o leite em um pote de vidro com tampa e chacoalhe bastante até ter uma espuma de leite espessa. 

Com o auxílio de uma colher, usando suas costas, passe o doce de leite (refrigerado para maior aderência ao copo/taça) nas bordas do copo (rente a boca). Reserve.

Coloque duas ou três pedras de gelo nesta mesma taça, em seguida despeje o leite já aerado, e logo depois o café, fazendo isso de maneira suave e calma para que a bebida não se misture e fique em camadas. 

Coloque, com uma colher, o restante da espuma do leite.

Esfarele a paçoca e coloque delicadamente por cima do leite aerado. Se seu leite estiver bem aerado, a paçoca ficará por cima da bebida junto com o doce de leite nas bordas.

Essa receita também pode servir como uma excelente sobremesa! Aproveite! 

Saiba mais:
Instagram @canecasincera
Facebook @canecasincera
Site canecasincera.wixsite.com/website

Gastronomia - Caneca Sincera

Caneca Sincera
O @CanecaSincera é um hub digital que conecta apreciadores do café e seu ecossistema, promovendo experiências gastronômicas, turísticas e culturais. Janine Avelar é sete-lagoana, apaixonada por cafés, cafeterias, lugares, viagens e pessoas! Atua nos segmentos de cultura e comunicação há mais de 20 anos.

Veja Mais