Artigo

Cafés pelo Mundo - Itália

04/01/22 - 12:37

Fotos: @canecasincera
Fotos: @canecasincera

Por Gastronomia - Caneca Sincera

Janine Avelar e Jussara Paim
Caneca Sincera

Iniciaremos essa semana uma série de posts sobre os cafés ao redor do mundo. Durante todo o mês de janeiro vamos apresentar a história e os costumes dos cafés mais importantes e famosos ao redor do globo!

Todos nós já ouvimos falar que os italianos são apaixonados por café, né? É verdade! São tão apaixonados que criaram um dos métodos mais famosos de extração de café do mundo: o espresso (ou em italiano, expresso). Os italianos são fãs de um café bem encorpado. Geralmente tomam um ‘ristretto’, que quer dizer curto. Um shot bem espesso. Se preferir um café maior, peça um doppio!

Também criaram um método de preparo chamado moka, esse tipo de método aí da foto, que é italiano de verdade! (A Janine trouxe de Milão, onde morou algum tempo, por isso tá assim mais velhinha!). Esse método acentua o sabor intenso do café, principalmente por um filtro de metal, não se usa papel na preparação. Assim, é preciso que a moagem do grão seja um pouquinho mais grossa que o usado no coador de pano ou papel.

Além do café, dizem por aí que os italianos inventaram também o cappuccino (Grazie ragazzi!). Lá o cappuccino leva apenas café, leite cremoso e espuma de leite, nenhum chocolate ou outras misturas. Nada melhor para um bom café da manhã na Itália que pedir um espresso ou cappuccino com corneto, per favore! O corneto é como um croissant doce, que pode ser recheado com creme de avelã, creme de confeiteiro etc. Hummm!

Esse povo é tão deslumbrado por cafés que o incluiu em uma das suas sobremesas mais típicas, o #Tiramisu! Quando for à Itália, não deixe de experimentar o verdadeiro. É incrível! Além da sobremesa você vai encontrar também sorvetes, biscoitos e até molhos para comidas preparados com café.

Saiba mais:
Instagram @canecasincera
Facebook @canecasincera
Site https://canecasincera.wixsite.com/

imagem

Gastronomia - Caneca Sincera

Caneca Sincera
O @CanecaSincera é um hub digital que conecta apreciadores do café e seu ecossistema, promovendo experiências gastronômicas, turísticas e culturais. Janine Avelar é sete-lagoana, apaixonada por cafés, cafeterias, lugares, viagens e pessoas! Atua nos segmentos de cultura e comunicação há mais de 20 anos.

Veja Mais