Artigo

A importância da moagem correta do café!

11/04/22 - 18:11

Por Gastronomia - Caneca Sincera

Janine Avelar

Já falamos algumas vezes por aqui que o melhor café é aquele moído na hora do consumo. Assim todas as propriedades do grão serão mantidas e o sabor será mais acentuado!

Também é importante destacar que, para cada método de preparo da bebida, teremos uma textura distinta. Ou seja, a preparação começa pela escolha do grão, passa pela moagem e segue pele extração do café! 

A moagem fina é indicada para preparar o café espresso, ou o café Turco (nesse caso, a moagem deve tão fina quanto uma farinha, pois o café não será coado antes de ser consumido). 

Para o coador de pano ou cafeteira italiana, indicamos a moagem fina média, como a textura de uma areia mais fina. 

A moagem média, assim tipo uma areia, é a mais indicada para o coador de papel e a Hario V60. Pois o tempo de coar é  mais lento e assim o café tem um tempinho a mais em contato com a água. 

A média grossa, tipo açúcar cristal, é usada na Clever e na Chemex. Particularmente adoro esses métodos!

A moagem grossa, que se parece ao açúcar demerara, é especial para a Prensa Francesa e também para a preparação do cold brew. Nesse caso, porque o café moído ficará mais tempo em contato com a água, soltando todo o seu sabor na água durante esse tempo de infusão.

Hoje no mercado dispomos de diversos tipos de moedores de café, que variam preços, formas e tecnologias. Também pode ser manuais ou elétricos. Vale à pena conhecer e experimentar o café moído na hora!

Indicamos  a experimentação de vários métodos e tipos de moagem para que você descubra qual o que satisfaz melhor o paladar! Aproveite os bons cafés! 

Saiba mais:
Instagram @canecasincera
Facebook @canecasincera
Site canecasincera.wixsite.com/website

Gastronomia - Caneca Sincera

Caneca Sincera
O @CanecaSincera é um hub digital que conecta apreciadores do café e seu ecossistema, promovendo experiências gastronômicas, turísticas e culturais. Janine Avelar é sete-lagoana, apaixonada por cafés, cafeterias, lugares, viagens e pessoas! Atua nos segmentos de cultura e comunicação há mais de 20 anos.

Veja Mais