IPVA 2022 tem início em março, com o mesmo valor de 2021

O índice de reajuste do imposto foi congelado pela lei 24.029, proposta pelo legislativo estadual

08/02/22 - 10:21

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 começa no dia 21 de março e vai até o dia 31 de maio com valores equivalentes aos praticados em 2021. O índice de reajuste do imposto foi congelado pela lei 24.029, proposta pelo legislativo estadual.  


Motoristas podem consultar o portal da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-MG), também por meio do MG App nos celulares, ou ainda pelo telefone 155. É preciso informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).


Quem decidir quitar o o IPVA em cota única terá desconto de 3%. Há ainda o abatimento de mais 3% pelo critério de “bom pagador”, para quem pagou os débitos com o IPVA em dia nos últimos dois anos. 


Quem não pagar o imposto ou a quitação for fora do prazo, será multado em 0,3% ao dia até 30º dia, multa de 20% após o 30º dia, além de juros calculados pela Taxa Referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

imagem

A Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) deve ser paga até o dia 31 de março, independentemente da placa, e custa R$ 135,95 para todos os veículos.
O imposto pode ser pago no Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas lotéricas, Mais BB, Banco Postal Brasileiro, Itaú e Santander. O contribuinte também pode emitir o Documento de Arrecadação pelo site da SEF/MG.

CLIQUE AQUI para ver a guia de arrecadação do IPVA 2022

Veja Mais