Sete Dias Indica

Liga da Justiça Snyder Cut, uma obra de arte

20/03/21 - 15:04

Por Sétima Arte

Wellberty Hollyvier D’Beckher*

Novembro de 2017 foi um dos meses mais aguardados daquele ano, tudo porque estreava nos cinemas a aguardada e tão problemática versão de Joss Whedon para o filme Liga da Justiça. Inicialmente o longa foi dirigido por Zack Snyder, que abandonou as filmagens já no finalzinho por conta do suicídio de sua filha mais velha. A situação é compreensível, o que não é de forma alguma compreensível é a lambança que Joss Whedon fez no filme de Snyder, pois pouca coisa ali lembrava o estilo do diretor de grandes obras como os filmes 300, Madrugada dos Mortos e Homem de Aço, entre outros.

Na época se especulou o que de fato foi dirigido por cada um dos diretores, já que cada um tem seu estilo e o filme não tinha o estilo de nenhum dos dois. O filme foi duramente massacrado pelas críticas e público, além de um relativo fracasso nas bilheterias mas, no ano seguinte 2018,  começou um boato de que havia uma versão inteira do filme feita por Zack Snyder muito diferente da levada às telas por Joss Whedon, fato negado na época tanto por Snyder quanto pelos estúdios da Warner. O tempo foi passando, o boato foi crescendo e em 2019 Jason Momoa incendiou os fãs ao dizer que sim, que havia um corte do filme e que era maravilhoso. Pronto, dali em diante ninguém conseguiu refrear os ânimos dos fãs. O próprio Snyder publicava nas suas redes sociais fotos de bastidores e artes conceituais que não entraram no filme de 2017. Se vendo cercada por todos os lados, a Warner ouviu o clamor dos fãs, e em 2020 chamou de volta o diretor, dando carta branca para que ele fizesse o filme do seu jeito e que se precisasse, gravasse mais cenas. Assim ele o fez. Gastou mais 70 milhões de dólares para dar sua cara ao filme.

O dia 18/03/2021 ficou marcado na história, pois finalmente estreou o Snyder Cut, com quatro horas de duração, com tudo mais que os fãs da Liga da Justiça queriam ver: heróis quase deuses, vilões assustadores, com uma história coesa e cenas épicas de ação. O filme é melhor em tudo, desde a fotografia, trilha sonora, edição de som, efeitos especiais até na interpretação. Aqui tudo parece conspirar a favor dos realizadores, o roteiro abre espaço para personagens que foram quase coadjuvantes no filme anterior como Cyborg, Flash, Lois Lane e Comissário Gordon.

O roteiro é basicamente o mesmo, Bruce Wayne - Batman ( Bem Affleck) se junta a Diana - Mulher Maravilha (Gal Gadot) para recrutarem pessoas com super poderes para formarem uma aliança contra um mal. Isso porque está para chegar e que pode aniquilar com todos na terra. Se juntam a eles Cyborg ( Ray Fisher) Aquaman ( Jason Momoa) e Flash ( Erza Miller) que, juntos, encontram uma forma de ressuscitar o Superman (Henry Cavill) e pronto, esta formada a Liga da Justiça e logo eles partem para enfrentar o Lobo da Estepe, um arauto de Darkseid, o grande vilão da história.

Mas ainda estamos falando de um filme de Zack Snyder, então temos uma enxurrada de cenas em câmera lenta, outras longas demais e um epílogo desnecessário. Mesmo assim o filme está muito acima de outros do gênero, inclusive da maioria dos próprios filmes da DC. Os fãs no mundo inteiro agradeceram ao diretor, por ter nos brindado com esta maravilha de filme. As quatro horas do longa passam voando, pois este é, sim, um filme digno dos heróis mais icônicos das HQs.

O filme pode ser visto nas operadoras de TV a cabo ou serviços Streaming como Looke, Youtube, Apple TV e Google Play. Nota 9,5/10

 *Wellberty Hollyvier D’Beckher* é formado em artes cênicas pela UFMG, pela faculdade do Rio em crítica e análise de filmes, além de cinéfilo desde os dez anos de idade.
 

Sétima Arte

Sétima Arte

Veja Mais